Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6365
Title: Avaliação estratégica de carteiras: desempenho de uma carteira de negócios do setor bancário à luz do modelo MCKINSEY.
Other Titles: Strategic portfolio assessment: performance of a banking business portfolio under the MCKINSEY model.
???metadata.dc.creator???: RAPOSO, Juliana Silva Pires
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FREITAS, Lúcia Santana de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUSA, Darcon.
???metadata.dc.contributor.referee2???: WANDERLEY., Juliana Maria Carneiro
Keywords: Modelo McKinsey;Produtos;Setor bancário;Carteira de negócios;McKinsey models;Business;Products;Banking sector
Issue Date: 15-Aug-2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: RAPOSO, Juliana Silva Pires. Avaliação estratégica de carteiras: desempenho de uma carteira de negócios do setor bancário à luz do modelo McKinsey. 2008. 67 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2008. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6365
???metadata.dc.description.resumo???: Os modelos de portfólio são importantes ferramentas administrativas que facilitam a complexa tarefa de elaboração de estratégias adequadas aos objetivos organizacionais. Dentre os modelos existentes, o Modelo McKinsey é bastante utilizado no cotidiano de muitas empresas como um arcabouço de diagnóstico e prescrição para o alinhamento de carteiras negociais. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo geral avaliar a performance de uma carteira de negócios do setor bancário à luz do Modelo McKinsey. Para tanto, o texto encontra-se organizado em cinco seções subseqüentes, a saber: Introdução, Fundamentação Teórica, Aspectos metodológicos, Apresentação e Análise dos Resultados e Considerações finais. Quanto à metodologia utilizada, a pesquisa encontra-se assim classificada: quanto aos fins, como exploratório-descritiva; quanto ao procedimento, é um estudo de caso, e quanto à forma de abordagem, como quali-quantitativa. No estudo de caso foram utilizadas fontes primárias e secundárias e os dados foram coletados através da observação participante do pesquisador, embasado pela pesquisa bibliográfica; de entrevista semi-estruturada e de consultas à intranet e ao sistema de informações da empresa. O tratamento dos dados se deu através da metodologia utilizada no Modelo McKinsey onde foram selecionadas variáveis para análise da atratividade do mercado e da posição do produto estudado; atribuídos valores, para o peso e para pontuação, a cada variável de acordo com a análise de cada produto; e por fim, estes produtos foram representados em uma matriz cuja leitura representou suas potencialidades e fraquezas dentro da carteira de negócios estudada. Os resultados demonstraram que o mercado apresentou-se atrativo para todos os produtos avaliados. Já com relação à posição de cada um deles observaram-se resultados um pouco diferentes, um dos produtos apresentou um baixo desempenho nesta avaliação. A comparação entre os resultados obtidos com a aplicação do Modelo McKinsey e a metodologia utilizada pela empresa na gestão e avaliação da carteira de negócios mostrou que a importância estratégica dispensada a cada produto da carteira apresentou-se adequada para a todos os produtos, permitindo que estes se mantenham competitivos no mercado e que a carteira mantenha um desempenho favorável. Além disso, os resultados evidenciaram a similaridade entre o modelo utilizado no estudo e a ferramenta atualmente utilizada pelo Banco para gestão e avaliação das carteiras negociais.
Abstract: The business models are important administrative tools that facilitate the complex task of elaboration adequate strategies to the organizations objectives. Amongst the existing models, McKinsey Model is sufficiently used in the daily one of many companies as a tool of diagnosis and lapsing for the business products alignment. So, the main objective of the present work is evaluate the business performance of banking products through McKinsey Models. For in such a way, the text meets organized in five subsequent sections: Introduction, Theoretical Recital, Methodological Aspects, Presentation and Analysis of final Results and Conclusion. Relating to the methodology, the research is classified: as exploratorydescriptive; the procedure is a study of case, and as a form of boarding is a quali-quantitative research. In the case study primary and secondary sources had been used and the information had been collected through the participant comment of the researcher, based on the bibliographical research; of half-structuralized interview and consultations to the intranet and the system of information of the company. The treatment of the information if gave through the methodology used in McKinsey Model where they had been selected changeable for analysis of the market attractiveness and the position of the studied product; attributed values, for the weight and punctuation, to each variable in accordance with the analysis of each product; and finally, these products had been represented in a matrix whose reading inside represented its potentialities and business weaknesses of the studied products. The results had demonstrated that the market presented attractive for all the evaluated products. According to the position of each one of them the resulted was little different, one of the products presented overhead in this evaluation. The comparison between the results of McKinsey Models and the methodology used for the company in the management and business-oriented evaluation of the products showed that the strategically importance of each product was adequate, showing the ability of keep a competitive and favorable performance. Moreover, the results had evidenced the similarity between the used model in the study and the tool currently used by the Bank for management and evaluation of business.
Keywords: Modelo McKinsey
Produtos
Setor bancário
Carteira de negócios
McKinsey models
Business
Products
Banking sector
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6365
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JULIANA SILVA PIRES RAPOSO - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2008.pdfJuliana Silva Pires Raposo - Relatório de Estágio Administração CH 2008947.97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.