Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6368
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMATIAS, R. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8037499494596845pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, José Carlos de Oliveira.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, J. C. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5109000076217925pt_BR
dc.contributor.advisor-co1SILVA, Thiago Pereira da.-
dc.contributor.advisor-co1IDSILVA, T. P.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6956019157511132pt_BR
dc.contributor.referee1FREITAS, Ladjane Pereira da Silva Rufino de.-
dc.contributor.referee2RAMOS, Deborah Dornellas.-
dc.description.resumoEnsinar Química é desenvolver o raciocínio independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Em função disso, no intuito de promover uma aprendizagem significativa e alcançar resultados satisfatórios, educadores buscam cada vez mais suportes que sirvam de recursos pedagógicos auxiliares nas aulas de Química. Neste contexto, o livro didático é um recurso muito importante desde que seja utilizado a estimular a aquisição do conhecimento e o desenvolvimento da aprendizagem. O professor deve utilizá-lo de forma a estimular no aluno o interesse pela Química, através de atividades diversificadas e participativas. Com relação à escolha do livro didático, ela deve ser feita de forma consciente, sendo necessário que o professor conheça os diferentes critérios que caracterizam uma boa obra. Pensando nestas questões, o presente trabalho de pesquisa teve como objetivo, diagnosticar quais as concepções assumidas pelos professores de Química do Município de Barra de Santa Rosa (PB) em relação à escolha e utilização do livro didático em sala de aula. Trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa. O público alvo foram três professores de Química. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado um questionário contendo oito questões abertas. Para organização e análise dos resultados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados revelam que os professores participaram da escolha das obras, no entanto, não tem conhecimento suficiente de todos os critérios que caracterizam a escolha de um bom livro didático de Química. Percebe-se que eles têm buscado outras fontes para melhorar o planejamento de suas aulas, reconhecendo a importância que o livro didático assume dentro do espaço escolar, colaborando com a formação dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqQuímicapt_BR
dc.titleConcepções dos professores de química de Barra de Santa Rosa (PB) sobre a escolha e utilização do livro didático.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.description.abstractTeaching Chemistry is to develop independent thinking, creativity and problem solving skills. As a result, in order to promote meaningful learning and achieve satisfactory results, educators are increasingly seeking supports that serve as ancillary pedagogical resources in Chemistry classes. In this context, the textbook is a very important resource as long as it is used to stimulate the acquisition of knowledge and the development of learning. The teacher should use it in order to stimulate in the student the interest in chemistry, through diverse and participative activities. With regard to the choice of the textbook, it must be done in a conscious way, being necessary that the teacher knows the different criteria that characterize a good work. Thinking about these issues, this research aims to diagnose the conceptions assumed by the professors of Chemistry of the Municipality of Barra de Santa Rosa (PB) in relation to the choice and use of the textbook in the classroom. This is a case study of a qualitative nature. The target audience was 3 chemistry teachers. As a data collection instrument, a questionnaire containing eight open questions was applied. For the organization and analysis of the results, the technique of content analysis of Bardin was used. The results show that teachers participated in the choice of works, however, they do not have sufficient knowledge of all the criteria that characterize the choice of a good textbook of Chemistry. It is noticed that they have looked for other sources to improve the planning of their classes, recognizing the importance that the textbook assumes within the school space, collaborating with the formation of the students.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6368-
dc.date.accessioned2019-08-29T18:28:42Z-
dc.date.available2019-08-29-
dc.date.available2019-08-29T18:28:42Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectConcepçãopt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectChemistrypt_BR
dc.subjectConceptionpt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.subjectLibro de texto-
dc.subjectQuímica-
dc.subjectConcepción-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMATIAS, Rodrigo Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeChemistry teachers' conceptions of Barra de Santa Rosa (PB) about the choice and use of the textbook.pt_BR
dc.title.alternativeConcepciones de profesores de química de Barra de Santa Rosa (PB) sobre la elección y uso de libros de texto.-
dc.identifier.citationMATIAS, Rodrigo Silva. Concepções dos professores de química de Barra de Santa Rosa (PB) sobre a escolha e utilização do livro didático. 2018. 46 fl (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018.pt_BR
dc.description.resumenEnseñar Química es desarrollar el razonamiento autónomo, la creatividad y la capacidad de resolución de problemas. En consecuencia, para promover un aprendizaje significativo y lograr resultados satisfactorios, los educadores buscan cada vez más apoyos que sirvan como recursos pedagógicos auxiliares en las clases de Química. En este contexto, el libro de texto es un recurso muy importante en la medida en que se utiliza para estimular la adquisición de conocimientos y el desarrollo del aprendizaje. El docente debe utilizarlo con el fin de estimular el interés del alumno por la Química, a través de actividades diversificadas y participativas. En cuanto a la elección del libro de texto, debe hacerse de manera consciente, siendo necesario que el docente conozca los diferentes criterios que caracterizan un buen trabajo. Con estas preguntas en mente, el presente trabajo de investigación tuvo como objetivo diagnosticar las concepciones asumidas por los profesores de Química en el Municipio de Barra de Santa Rosa (PB) en relación a la elección y uso del libro de texto en el aula. Se trata de un estudio de caso de carácter cualitativo. El público objetivo fueron tres profesores de Química. Como instrumento de recolección de datos se aplicó un cuestionario que contenía ocho preguntas abiertas. Para la organización y análisis de los resultados se utilizó la técnica de análisis de contenido de Bardin. Los resultados revelan que los profesores participaron en la elección de los trabajos, sin embargo, no tienen suficiente conocimiento de todos los criterios que caracterizan la elección de un buen libro de texto de Química. Se advierte que han estado buscando otras fuentes para mejorar la planificación de sus clases, reconociendo la importancia que asume el libro de texto dentro del espacio escolar, colaborando con la formación de los estudiantes.-
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RODRIGO SILVA MATIAS - TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA CES 2018.pdf Rodrigo Silva Matias - TCC Licenciatura em Química CES 2018 4.55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.