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Title: Aspectos do endomarketing na empresa Gerdau na visão dos colaboradores internos.
Other Titles: Aspects of internal marketing in the Gerdau company from the perspective of internal employees.
???metadata.dc.creator???: ARAÚJO, Kelly Meline Donato de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: VASCONCELOS., Patrício Henrique de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Suênya Freire do Monte.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MORAIS, Mayvonne Coelho de.
Keywords: Marketing;Endomarketing;Cliente interno;Internal Customer
Issue Date: 2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO, Kelly Meline Donato. Aspectos do endomarketing na empresa Gerdau na visão dos colaboradores internos. 2008. 75 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2008. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6370
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo teve como objetivo principal diagnosticar o Endomarketing praticado na empresa Gerdau na Cidade de Campina Grande-PB. Trata-se de uma temática de suma importância para as organizações, em especial porque é um elemento indispensável para o sucesso de qualquer empreendimento. No que se referem aos procedimentos metodológicos, foi utilizada a pesquisa descritiva e a amostra estratificada, envolvendo as seguintes variáveis: perfil sócio-cultural do colaborador; conhecimento do cliente interno; o cliente interno como diferencial; capacitação do cliente interno e; qualidade do atendimento prestado ao cliente externo. O universo da pesquisa constituiu-se de 20 colaboradores. A amostragem foi por acessibilidade, sendo constituída por 18 colaboradores, representando 90% do universo considerado. Com relação à análise dos resultados, permitiu-se concluir que o Endomarketing não constitui uma atividade isolada, uma vez que está implícita em iniciativas relacionadas com a qualidade, com os programas de serviços à clientela e estratégias empresariais mais amplas, permitindo-se afirmar que o mesmo tem um papel importante no cumprimento e na redução dos conflitos entre as distintas áreas operativas da organização, cumprindo uma função determinante na eficaz diferenciação competitiva, tendo por missão maior a criação de espírito inovador, como incentivo para os colaboradores chegarem a certas conclusões por eles mesmos.
Abstract: The present study had as main objective to diagnostician Endomarketing practiced in the company Gerdau in the city of Campina Grande - PB. It is treated of a thematic of highest importance for the organizations, especially because it is an indispensable element for the success of any enterprise. In what they refer to the methodological procedures, it was used the descriptive research and the stratified sample, involving the following variables: the collaborator's partner-cultural profile; the internal customer's knowledge; the internal customer as diferencial; the internal customer's training and; quality of the attendance rendered the external customer. The universe of the research was constituted of 20 collaborators. The sampling was for accessibility, being constituted by 18 collaborators, representing 90% of the considered universe. With relationship to the analysis of the results, it allowed to conclude that Endomarketing doesn't constitute an isolated activity, once it is implicit in initiatives related with the quality, with the programs of services to the clientele and wider managerial strategies, allowing to affirm that the same has an important paper in the execution and in the reduction of the conflicts among the different operative areas of the organization, accomplishing a decisive function in the effective competitive differentiation, with the mission to create more innovative spirit, as an incentive for employees to arrive at certain conclusions for themselves.
Keywords: Marketing
Endomarketing
Cliente interno
Internal Customer
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6370
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