Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6372
Title: De "estrangeiro" @ "naturalizado": flagrantes do processo de inclusão digital de uma professora da educação básica.
Other Titles: From "foreign" @ "naturalized: blatant of the digital inclusion process of a primary school teacher.
???metadata.dc.creator???: VASCONCELOS, Andrea Santana de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ARAÚJO, Denise Lino de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ARCOVERDE, Rossana Delmar de Lima.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ARAÚJO, Júlio César Rosa de.
Keywords: Meios Eletrônicos - Aprendizagem;Internet - Educação à Distancia;Mídias na Educação;Inclusão Digital;Letramento Digital;Formação Continuada - Professores;Electronic Media - Learning;Internet - Distance Education;Media in Education;Digital Inclusion;Digital Literacy;Continuing Education - Teachers
Issue Date: Jul-2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: VASCONCELOS, Andrea Santana de. De "estrangeiro" @ "naturalizado": flagrantes do processo de inclusão digital de uma professora da educação básica. 2009. 122f. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6372
???metadata.dc.description.resumo???: A Educação a Distância via internet tem se tornado uma modalidade bastante presente de ensino e significativa aos dias atuais. A formação continuada de professores por intermédio desse recurso tem se mostrado ao Governo como uma interessante possibilidade de capacitação desse profissional, visto que pode atingir um contingente grande de pessoas com aparentes custos mais baixos. Neste contexto se insere o Curso Mídias na Educação - ME (MEC/SEED/DPCEAD), que tem por objetivo formar professores para o uso pedagógico das mídias em sala de aula. As exigências para que o docente ingresse no curso são apenas duas: ter licenciatura e dominar praticas letradas digitais minimas do manuseio do computador e da internet. Contudo, muitos dos docentes que ingressam no curso não atendem esta ultima exigência. Mas, diante da possibilidade de dar continuidade a formação inicial, uma docente, da segunda versão do curso no estado da PB, declarou ter buscado formas de dominar as praticas letradas digitais exigidas no curso e com isso afirmou ter se incluído digitalmente por causa da participação no ME. Com vistas a essa situação, esta dissertação teve como objetivo geral: analisar o processo de inclusão digital de um sujeito vinculado, como cursista, ao programa ME. Como objetivos específicos: caracterizar e interpretar o processo de inclusão digital descrito pelo sujeito que assim se autorreferencia, como incluído digitalmente; descrever e interpretar o percurso de um sujeito no ciclo básico do ME, no que diz respeito as praticas digitais demonstradas por ele nos e-mails enviados a tutora e na realização das atividades dos módulos. Para tanto adotamos uma metodologia de natureza qualitativa e realizamos um estudo de caso. O corpus de análise fundamentou-se em três instrumentos, quais sejam: entrevista semi-estruturada, e-mails e atividades da docente na plataforma de aprendizagem. Desses três instrumentos foram escolhidos 29 fragmentos de texto da informante que tiveram tratamento teórico-analítico com base nos estudos de autores como Buzato (2007) e Coscarelli (2007) no que tange a questão da inclusão digital; Kleiman (1995 ; 2001), Soares (2002) e Hamilton & Barton (2002), no que diz respeito ao letramento; Araujo, J. (2006 ; 2007), Ribeiro (2007) e Xavier (2005) no que se refere ao letramento digital, entre outros, que contribuíram para a categorização dos dados em três momentos: a) linguagem no processo de migração; b) busca pela autonomia e c) letramento digital mostrado. Essa categorização aponta respectivamente para: a) a linguagem e indicador decisivo da inclusão digital de um sujeito; b) durante o processo de inclusão digital o sujeito apresenta etapas de autonomia significativas e c) as praticas letradas digitais demonstradas em cada etapa correspondem a níveis distintos de letramento digital. As discussões realizadas nesse percurso teórico analítico permitiram considerar, dentre outras questões, que a inclusão digital e fundamental para o sucesso do professor inscrito no ME.
Abstract: Distance Education by means of Internet has become a very common and meaningful teaching modality nowadays. For the Government, teachers continuous training through this resource has appeared as an interesting possibility for qualifying this professional, once it can reach a huge number of people by apparent lower costs. Media in Education Course - ME (MEC/SEED/DPCEAD) is included in this context, with the purpose of training teachers for the pedagogical use of media in the classroom. There are only two requirements for the teacher's registering in this course: to have a teaching degree and minimal competence for digital literacy practice in order to deal with computer and Internet. Nevertheless, many teachers who attend the course do not fulfill the second requirement. However, due to the opportunity of continuing education, a teacher from the second version of the course in the state of Paraiba, assured her search for ways of mastering the required digital literacy practice, and then concluded she was digital included because of her participation in the course. Based on this data, this dissertation presents its main goal: to analyze the process of digital inclusion of a subject who was attending the ME program. The specific goals are: to characterize and interpret the process of digital inclusion by the subject who describes himself as a digital included teacher; to describe and interpret the route of one subject in ME basic level, concerning the digital practices demonstrated by him through the e-mails sent to the tutor, as well as through the tasks accomplished during the course. Therefore, we have adopted a qualitative approach methodology and have developed a case study. The corpus of this analysis is grounded in three instruments: semi-structured interview, e-mails and the teacher's tasks in the learning platform. Out of these three instruments we have chosen 29 excerpts from the informer's text which had both theoretical and analytical treatment according to some authors' studies: Buzato (2007) and Coscarelli (2007), concerning digital inclusion; Kleiman (1995 ; 2001), Soares (2002) and Hamilton & Barton (2002), with regard to literacy; Araujo, J. (2006 ; 2007), Ribeiro (2007) and Xavier (2005) in relation to digital literacy, among others who contributed to the data categorization in three moments: a) language in the migration process; b) search for autonomy and c) digital literacy presented. This categorization points out respectively to: a) language is a determinant indicator of a subject digital inclusion; b) during the process of digital inclusion the subject presents stages of meaningful autonomy and c) the digital literacy practices demonstrated in each stage correspond to different levels of digital literacy.The discussion provided in this theoretical and analytical route, among other aspects, allowed us to consider that digital inclusion is essential to the success of the teachers registered in ME course.
Keywords: Meios Eletrônicos - Aprendizagem
Internet - Educação à Distancia
Mídias na Educação
Inclusão Digital
Letramento Digital
Formação Continuada - Professores
Electronic Media - Learning
Internet - Distance Education
Media in Education
Digital Inclusion
Digital Literacy
Continuing Education - Teachers
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras
Ensino-Aprendizagem
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6372
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANDREA SANTANA DE VASCONCELOS - DISSERTAÇÃO POSLE CH 2009.pdfAndrea Santana de Vasconcelos - Dissertação POSLE CH 20098.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.