Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6373
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFERREIRA, C. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9739999427737003pt_BR
dc.contributor.advisor1RAFAEL, Edmilson Luiz.-
dc.contributor.advisor1IDRAFAEL, E. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2629616354978358pt_BR
dc.contributor.referee1BEZERRA, Maria Auxiliadora.-
dc.contributor.referee2MARCUSCHI, Elizabeth.-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar de que forma a pratica pedagógica do professor e suas orientações para o ensino da produção textual influenciaram nas escolhas lexicais realizadas pelos alunos, enquanto autores de seus textos. Focalizamos nossa atenção nas aulas de redação realizadas em uma turma de 1° ano do ensino médio de uma escola da rede publica localizada no município de João Pessoa - PB. Amparados pelas teorias da Linguística Aplicada e da Análise do Discurso, observamos que os alunos apresentaram problemas quanto as escolhas lexicais realizadas em suas redações, uma vez que estas escolhas ora não estão de acordo com o registro linguístico, ora apresentam problemas de natureza semântica. Como o desempenho dos alunos mantem estreita ressonância com a pratica de ensino adotada pelo professor, atribuímos as dificuldades dos alunos quanto a seleção lexical ao fato de o professor ter desconsiderado as condições de produção dos textos escritos, concebendo estes como um produto fechado em si mesmo. Em consequência disto, a artificialidade e o simulacro do processo de ensino aprendizagem distanciaram os alunos da apreensão do caráter dialógico da escrita, de seus usos e funções sociais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLingüística-
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagem-
dc.titleEscolhas lexicais em redações escolares como produto de orientações para ensino de produção escrita.pt_BR
dc.date.issued2006-11-
dc.description.abstractThis work has as objective to analyze in which form teacher's pedagogical practice and his/her orientations for textual production teaching has influenced on the lexical choices made by his/her students as authors of their own texts. We focused our attention on composition classes (realized) in a first-year of high school group located in Joao Pessoa-PB. Taking as basis the Applied Linguistics and Discourse Analysis Theories, we observed that the students presented problems while choosing the lexicon in their compositions because they present problems on the linguistic register and semantics. As the students' development keep a close relationship with the teaching practice adopted by the teacher, we attribute the students' difficulties in relation to lexical choice to the teacher's lack of consideration while observing the conditions of production of written texts, conceiving these texts as a product closed in themselves. Therefore the artificiality and simulation of teaching-learning process distanced the students from learning the dialogical character of writing, its uses and social functions.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6373-
dc.date.accessioned2019-08-29T19:33:57Z-
dc.date.available2019-08-29-
dc.date.available2019-08-29T19:33:57Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectPrática Pedagógica do Professor-
dc.subjectProdução Textual - Ensino-
dc.subjectLingüística Aplicada-
dc.subjectAnalise do Discurso-
dc.subjectGêneros Discursivos-
dc.subjectGêneros Textuais-
dc.subjectEnsino do Léxico-
dc.subjectPedagogical Practice of the Teacher-
dc.subjectTextual Production - Teaching-
dc.subjectApplied Linguistics-
dc.subjectSpeech Analysis-
dc.subjectDiscursive Genres-
dc.subjectTextual Genres-
dc.subjectTeaching the Lexicon-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFERREIRA, Clécio de Araújo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLexical choices in school essays as a product of guidelines for teaching written production.pt_BR
dc.identifier.citationFERREIRA, Clécio de. Escolhas lexicais em redações escolares como produto de orientações para ensino de produção escrita. 2006. 107f. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6373pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CLÉCIO DE ARAÚJO FERREIRA - DISSERTAÇÃO POSLE 2006.pdfClécio de Araújo Ferreira - Dissertação POSLE CH 20066.94 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.