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dc.creator.IDSOUZA, T.R.C.pt_BR
dc.contributor.advisor1MARTINS, Maria de Fatima.-
dc.contributor.advisor1IDMARTINS, M.F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5764682036707991pt_BR
dc.contributor.referee1ALMEIDA, Sídia Fonseca.-
dc.contributor.referee1IDALMEIDA, S.F.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5171426101099057pt_BR
dc.contributor.referee2ROCHA, José Sebastião.-
dc.contributor.referee2IDROCHA, J.S.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3154991568312722pt_BR
dc.description.resumoA contabilidade de custos é uma das principais ferramentas gerenciais conhecidas nos dias atuais, ela tem como principal função mensurar, controlar os custos das entidades financeiras, e a partir dos dados apresentados e obtidos, a contabilidade de custos transmite informações aos administradores que serão utilizadas no planejamento empresarial e na tomada de decisões, auxiliando na formação de preço, desenvolvendo a margem de contribuição e encontrando o ponto de equilíbrio entre a contabilidade de custos e sua evolução, elencando conceitos básicos e necessários para a sua compreensão, citando as principais ferramentas do controle de custos, demonstrando as vantagens e desvantagens de cada uma delas, apresentando a sua atuação nas empresas e mostrando a importância desta área dentro do processo de gestão empresarial. Para a formação do preço de venda uma ferramenta de utilidade primordial para quem se trabalha com a contabilidade de custos, é o Sistema Mark Up, onde através deste sistema busca-se de forma estimada a formação do preço onde se faz todos os rateios tanto dos custos como das despesas, elas somadas serão aplicadas com a margem de lucro planejada pelo gestor. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo consiste em utilizar o sistema Mark up para formação de preço do pão francês em uma panificadora em Lagoa Seca-PB. A pesquisa foi caracterizada como do tipo descritiva, mediante análise qualitativa e quantitativa e utilização do sistema Mark up. A coleta de dados ocorreu com a elaboração de um roteiro, documentos contábeis da empresa e observação direta. Os resultados mostram que a empresa não utiliza um sistema formal para determinação do preço de venda, porém dispõe de um conjunto de informações que possibilitou elaboração do preço de venda do pão francês através do sistema mark up, o que permite a Panificadora praticar preços mais adequados para atrair mais clientes e tornar-se mais competitiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleContribuição da Contabilidade de custos para formação do preço de venda do pão francês: estudo de caso numa panificadora em Lagoa Seca-PB.pt_BR
dc.date.issued2013-
dc.description.abstractCost accounting is a major management tools known today, it's main function measure, control costs of financial institutions, and from the data presented and obtained the controlling transmits information to managers that will be used in planning business and decision making, assisting in pricing, developing the contribution margin and finding the balance between cost accounting and its evolution, listing basic concepts and necessary for their understanding, citing the main tools of control costs, demonstrating the advantages and disadvantages of each one presenting its performance in business and showing the importance of this area within the business process management. For the formation of the sale price a tool utility paramount for those working with the cost accounting system is the Mark Up, which seeks through this system on an estimated price formation where does all apportionments of cost and expenditure, they added will be applied with profit margin planned by the manager. Accordingly, the objective of this study is to use the system to Mark up pricing of French bread in a bakery in Lagoa Seca-PB. The research was characterized as descriptive, using qualitative and quantitative analysis and system utilization Mark up. Data collection occurred at the elaboration of a roadmap, the company's accounting documents and direct observation. The results show that the company does not use a formal system for determining the price of seeing, but it has a set of information that enabled the preparation of the sale price of French bread through the mark-up system, which allows Bakery charge prices more appropriate to attract more customers and become more competitive.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6378-
dc.date.accessioned2019-08-29T22:02:10Z-
dc.date.available2019-08-29-
dc.date.available2019-08-29T22:02:10Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectContabilidade de custospt_BR
dc.subjectMark uppt_BR
dc.subjectSetor de panificaçãopt_BR
dc.subjectCost Accountingpt_BR
dc.subjectMark uppt_BR
dc.subjectBakery sectorpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUZA, Túlio Ramiro Carvalho de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeContribution of Cost Accounting for training of the sales price of French bread: case study of a bakery in Lagoa Seca-PB.pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Túlio Ramiro Carvalho de. Contribuição da Contabilidade de custos para formação do preço de venda do pão francês: estudo de caso numa panificadora em Lagoa Seca-PB. 2013. 51f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Relatório de estágio), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6378pt_BR
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