Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6383
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, D. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6241345424528646pt_BR
dc.contributor.advisor1NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.-
dc.contributor.advisor1IDNASCIMENTO, R. C. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2463263387435653pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.-
dc.contributor.referee2ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão.-
dc.contributor.referee3MONTENEGRO, Rosilene Dias.-
dc.description.resumoEsta Dissertação tem por objetivo analisar os discursos que constituíram as praticas educativas sobre a infância para isso navegamos sob as águas que instituíram o Curso de Pedagogia da FURNE, na cidade de Campina Grande- PB no ano de 1979. Em nossa analise centramos a reflexão no Projeto de Pre- Escola com o objetivo de compreender como a instituição constitui um lugar para a infância, especialmente, para a educação e formação acadêmica em Pre-Escola. Para tanto, estudamos o Currículo do Projeto de Pre-Escola procurando nas narrativas curriculares fazer uma reflexão sobre como fora elaborado e desenvolvido a constituição do saber/fazer da educação das crianças nos anos 1980, partindo do estudo dos pianos de cursos das disciplinas obrigatórias da habilitação em Pre-Escola. Metodologicamente partimos de pesquisas de campo no Arquivo Geral da UEPB, buscando Atas de Reuniões, Portarias, Resoluções, o Projeto de Pre-Escola, Currículo, Pianos de Cursos, entrevistas/depoimentos das professoras e os jornais que permitem analisar o ato de educar a infância institucionalizada pela FURNE. Tais analises ancoram-se na concepção de discurso enunciada em Michel Foucault através da analise dos discursos que circularam acerca da infância. Assim, esta dissertação trabalha com a construção do saber/fazer no ato de educar a infância em Campina Grande-PB.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleCartografias da infância: discursos institucionais, pedagógicos e curriculares da pré-escola campinense.pt_BR
dc.date.issued2009-08-
dc.description.abstractThis Dissertation has for objective to analyze the speeches that had constituted practical the educative ones on infancy. For this, we sail under the waters that had instituted the FURNE:, as to know legitimated academic to play the social function of a university in the preparation of specialized man power. Thus, the Course of Pedagogy, anchored in to know/to make, it makes to emerge the Project of Pre-School, pioneer in the city of Campina Grande in the year of 1979, with intention to invent a place for infancy, by means of the to school education, as weii as to constitute a space/place for the academic formation in Pre-School. For this, we break to study the Curriculum of the Project Pre-School. looking for, in the curricular narratives, to make a reflection on as it are elaborated and developed the constitution of to know/to make the education of the children in years 1980, leaving of the study of the plans of courses, of the obligatory disciplines, of the qualification in Project Pre-School. All that the methodology, we break of research of field in the General Archive of the UEPB, searching Acts of Meetings, Resolutions, the Project Pre-School, Curriculum, Plans of Courses, interviews/depositions of the teachers and the periodicals that allow to analyze the act to educate the infancy institutionalized for the FURNE. Such analyses anchor in the conception of speech enunciated in Michel Foucault, by means of the study of the regularity and its formations and in follow them in the exercise of the discourse analysis. Of this form, this dissertation works with the construction of to know/to make in the act to educate the infancy in Campina Grande.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6383-
dc.date.accessioned2019-08-30T10:54:34Z-
dc.date.available2019-08-30-
dc.date.available2019-08-30T10:54:34Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectHistória-
dc.subjectInfância - Educação-
dc.subjectPedagogia - FURNE-
dc.subjectProjeto Pré-escola-
dc.subjectCurrículo-
dc.subjectFormação Docente-
dc.subjectChildhood - Education-
dc.subjectPedagogy - FURNE-
dc.subjectPre-School Project-
dc.subjectCurriculum-
dc.subjectTeacher Training-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Daniela Medeiros da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeChildhood cartographies: institutional, pedagogical and curricular discourses of the preschool in Campinas.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Daniela Medeiros da. Cartografias da infância: discursos institucionais, pedagógicos e curriculares da pré-escola campinense. 2009. 102f. (Dissertação de Mestrado em História), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6383pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História - PPGH UFCG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DANIELA MEDEIROS DA SILVA - DISSERTAÇÃO PPGH 2009.pdfDaniela Medeiros da Silva - Dissertação PPGH CH 200924.33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.