Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6387
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUZA, L. C. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2209631504292696pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTIAGO, Roberval da Silva.-
dc.contributor.advisor1IDSANTIAGO, R. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7436684758563873pt_BR
dc.contributor.referee1SOBRINHO, Lemuel Dourado Guerra.-
dc.contributor.referee2NASCIMENTO, Regina Coelli.-
dc.description.resumoNeste trabalho procuramos compreender a sociedade campinense das primeiras décadas do seculo XX, a partir da introdução do cinematographo e as mudanças que este proporcionou. Para nossa empreitada utilizamos como referencial teórico lições da Historia Social da Cultura, discutindo conceitos como modernidade, tradição e praticas socioculturais. Já a pesquisa se concentrou em diferentes fontes impressas, como jornais e revistas de época, propagandas, livros de memorialistas e cronicas de autores paraibanos. Assim, investigamos como a população concebia o cinema de diversas maneiras, pois do mesmo modo que havia aqueles que consideravam o invento um simbolo da modernidade, havia também aqueles que o viam como um mal para a sociedade tradicionalista. Foi importante estudar como muitos frequentadores não queriam simplesmente assistir os filmes, usando as salas de exibição para fins bem inusitados, o que nos mostra como os locais de exibição estavam prenhes de possibilidades. Alem disso, pesquisamos como os filmes sugestionaram os hábitos da população, a partir de uma poderosa maquina publicitaria que evoluiu bastante na tentativa de atrair cada vez mais apaixonados para o mundo das telas. Portanto, Campina Grande foi palco de varias mudanças no seu cotidiano tradicional e um dos responsáveis por essas mudanças foi a chegada e a instalação do cinematographo que se integrou a sociedade, pois como simbolo de uma nova era, as novidades trazidas pelo equipamento proveniente do mundo moderno passaram a influenciar todos os sistemas de valores, chegando a promover um novo estilo de vida dos cidadãos campinenses. Um fato que redimensionou o universo cultural da cidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória-
dc.titleCinematographo: a imagem da modernidade e das práticas socioculturais na cidade de campina Grande - 1900-1940.pt_BR
dc.date.issued2009-03-
dc.description.abstractThis research tries to reflect about the society of Campina Grande in the XX century first decades, by the cinematography and the changes introduction that it has provided. In this study it was used as a theoretical reference, historical, social and cultural lessons, discussing concepts as modernity, tradition and socio-cultural practices. This research is centered on different printed sources, as epoch newspapers and magazines, advertisements, memorial books and chronicles from Paraiba authors. Moreover, it has been investigated how the population conceived the movies in several ways, however in the same way those who considered the invention a symbol of modernity there were also those who had seen it as a traditionalistic society evil. It was essential to study how many visitors had not simply attended the films using the exhibition rooms for very unusual ends, which demonstrated us that these exhibition places were full possibilities. Furthermore, it was also searched how those films has directed population habits by a powerful advertising machine that developed enough in the attempt of attracting more and more passionate beholders to the world's screens. Therefore, Campina Grande has been the stage of several changes in its traditional daily and one of the responsible for those changes was the cinematography installation arrival that has integrated the society, as a new era symbol by the world's modern equipment innovations influence all systems of values, promoting citizens new lifestyle, an event that resized city's cultural universe.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6387-
dc.date.accessioned2019-08-30T12:06:12Z-
dc.date.available2019-08-30-
dc.date.available2019-08-30T12:06:12Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectPráticas Socioculturais-
dc.subjectCinematógrafo-
dc.subjectCultura - Campina Grande - PB-
dc.subjectModernidade-
dc.subjectHistória Social-
dc.subjectTradição-
dc.subjectSociocultural Practices-
dc.subjectCinematograph-
dc.subjectCulture - Campina Grande - PB-
dc.subjectModernity-
dc.subjectSocial History-
dc.subjectTradition-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUZA, Lincon César Medeiros de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCinematographo: the image of modernity and sociocultural practices in the city of campina Grande - 1900-1940.pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Lincon César Medeiros de. Cinematographo: a imagem da modernidade e das práticas socioculturais na cidade de campina Grande - 1900-1940. 2009. 123f. (Dissertação de Mestrado em História), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6387pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História - PPGH UFCG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LINCON CÉSAR MEDEIROS DE SOUZA - DISSERTAÇÃO PPGH CH 2009.pdfLincon César Medeiros de Souza - Dissertação PPGH 200920.73 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.