Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6390
Title: Práticas pedagógicas de professoras: desafios na educação de creche.
Other Titles: Teaching practices of teachers: challenges in daycare education.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Flávia Rejane Cavalcante.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, José Amiraldo Alves da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LIRA, Maria de Araújo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LIMA, Maria Janete de.
Keywords: Educação infantil;Práticas pedagógicas;Crianças - ensino;Creche;Child education;Pedagogical practices;Children - teaching;Nursery
Issue Date: 25-Apr-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Flávia Rejane Cavalcante. Práticas pedagógicas de professoras: desafios na educação de creche. 2017. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: O estudo aborda as práticas pedagógicas de professoras na creche: desafios na educação, levando em consideração a realidade das educadoras e das crianças. Nesse sentido, essa pesquisa apresentou como objetivos: analisar os principais desafios, as relações, e práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores na Creche; identificar os principais desafios enfrentados no trabalho cotidiano da creche; averiguar as relações construídas entre professores alunos para o processo de ensino-aprendizagem. E descrever as práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula. O lo cus escolhido para a investigação foi a creche localizada na cidade de Pombal PB no sertão paraibano Esse estudo pautou s e de uma pesquisa bibliográfica de caráter descritivo co m auxílio de artigos, livros, complementada por uma pesquisa de campo numa abordagem qualitativa, com o intuito de atender os objetivos definidos nesse estudo . Com relação a coleta de dados, foi realizada a partir de uma entrevista semies truturada, com qua tro professoras , objetivando de acordo com os relatos das mesmas obter os objetivos esperados da pesquisa, relacionando o as reflexões teóricas de alguns autores que abordam essa temática. Nesta perspectiva, o proposito atingindo revelou que para enfrentar de terminados desafios, as professoras trabalham visando o desenvolvimento e a formação das crianças por uma dimensão harm ônica e dinâmica, colocando na parte do cuidar e educar relações de carinho, mas também de limites, uma vez que um grande problema en frentado é a falta de compromi sso da família Desse modo, as professoras realizam sua prática com o objetivo de promover nas crianças o despertar das competências e habilidades , além da autonomia infantil, considerando que estão instruindo o indivíduo para o exercício da cidadania. Portanto o estudo dessa temática visa despertar no educador uma reflexão para uma prática significativa que considere as culturas, a autonomia e os diferentes saberes.
Abstract: The study addresses the pedagogical practices of teachers in day care: challenges in education, taking into account the reality of educators and children. In this sense, this research presented as objectives: to analyze the main challenges, the relationships, and pedagogical practices developed by the teachers in the Day Care Center; Identify the main challenges faced in day-to-day childcare; To ascertain the relations built between teachers teachers for the teaching-learning process. And describe the pedagogical practices developed in the classroom. The locus chosen for the investigation was the nursery located in the city of Pombal-PB in the Sertão of Paraíba. This study was based on a descriptive bibliographic research with the aid of articles, books, complemented by field research in a qualitative approach, with the purpose of meeting the objectives defined in this study. With regard to data collection, it was carried out from a semi-structured interview, with four teachers, aiming according to the reports of the same to obtain the expected objectives of the research, relating it to the theoretical reflections of some authors that approach this theme. In this perspective, the purpose reached revealed that in order to face certain challenges, teachers work towards the development and formation of children, by a harmonious and dynamic dimension, placing in the part of caring and educating relationships of affection, but also of limits, once That a major problem faced is the family's lack of commitment. In this way, the teachers carry out their practice with the objective of promoting in children the awakening of skills and abilities, as well as the autonomy of children, considering that they are instructing the individual to exercise citizenship. Therefore, the study of this theme aims to awaken in the educator a reflection for a meaningful practice that considers the cultures, the autonomy and the different knowledge.
Keywords: Educação infantil
Práticas pedagógicas
Crianças - ensino
Creche
Child education
Pedagogical practices
Children - teaching
Nursery
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6390
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FLÁVIA REJANE CAVALCANTE SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2017.pdfFlávia Rejane Cavalcante. Monogrfaia Pedagogia. CFP 2017.379.23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.