Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6391
Title: | O uso da tecnologia como auxílio na educação de jovens e adultos. |
Other Titles: | The use of technology as an aid in youth and adult education. |
???metadata.dc.creator???: | QUARESMA, Bilanny Duarte. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | SILVA, Edilson Leite da. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | CORRÊA , Adriana Moreira de Souza. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | CEZÁRIO , Danilo de Sousa. |
Keywords: | Educação de jovens e adultos;Recursos tecnológicos;Tecnologia da informação e comunicação;Youth and Adult Education;Technological Resources;Information and communication technology |
Issue Date: | 28-Aug-2017 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | QUARESMA, Bilanny Duarte. O uso da tecnologia como auxílio na educação de jovens e adultos. 2017. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
???metadata.dc.description.resumo???: | O referido trabalho tem como temática “O uso da tecnologia como auxílio na educação de jovens e adultos”, o qual discorre sobre a importância e os benefícios que a tecnologia pode proporcionar para as aulas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e no que se refere ao processo de ensino-aprendizagem. No que diz respeito à EJA, pode-se dizer que existe uma diversificação com relação ao perfil dos educandos que estão inseridos nesta modalidade de ensino, que são oriundos de diferentes contextos e apresentam particularidades distintas. Em que grande parte deste público que frequenta a EJA trás consigo seus próprios saberes devido a sua faixa de idade os quais são na maioria das vezes, compostas por pessoas de idade adulta que não tiveram condições de estudar na infância ou por não ter tido interesse anteriormente mas vêem ou sentem neste momento a necessidade de estudar. Esses conhecimentos que foram adquiridos durante a sua trajetória de vida, precisam ser considerados pelo educador que necessita definir e consequentemente usar os procedimentos e técnicas de ensino necessários para que estes alunos possam alcançar da melhor forma possível o resultado esperado referente a formação educacional, fazendo com que haja a aprendizagem e reaprendizagem dos saberes existentes e dos que ainda serão apreendidos. Dessa forma, o aporte teórico deste trabalho baseia-se no pensamento de autores que faz jus a temática e que deram suporte à pesquisa desenvolvida que são: Almeida, Demo, Lorenzato , Moran, Moran, Sancho. Deste modo, o objetivo do trabalho é verificar se as ferramentas tecnológicas são utilizadas na educação de jovens e adultos apresentando suas devidas potencialidades com relação ao ensino aprendizagem dos alunos que dela fazem parte. O tipo de pesquisa desenvolvida foi de caráter descritiva com abordagem quali- quantitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados um questionário destinado aos sujeitos da pesquisa, educadores atuantes em uma escola municipal da cidade de Santa Helena-PB. Pode-se destacar como resultado positivo com base na pesquisa quanto a utilização da tecnologia nas salas de aulas pelos educadores e sendo muito bem aceita pelos mesmos como instrumento facilitador e motivador da aprendizagem. |
Abstract: | This paper has as its theme "The use of technology as an aid in the education of youths and adults", it discusses about the importance and benefits that technology can provide through the classes of youth and adult education related to the process of teaching-learning. Concerning to youth and adult education (EJA), is perceptible that there is a diversification related to the profile of learners, with different contexts and particularities, in which the great part of the public attending the EJA already brings their own knowledge due to their age range, composed by people of adult age who have not been able to study in childhood or have had no previous interest but perceive or feel that they need to study, their knowledge was acquired through their life trajectory, thus, the educator needs to define and consequently use the procedures and teaching techniques necessary so that these students can achieve best results regarding to educational training, so that there are relearning and learning of existing knowledge and other that will still be learned. Thus, the theoretical contribution of this work is based on the thought of authors that gave support to the research developed, authors such as: Almeida, Demo, Lorenzato, Moran, Moran, Sancho. This paper aims to verify if the technological tools are used in the education of youth and adults presenting their potential regarding to the teaching learning of the students. The type of research developed was descriptive with a quali-quantitative approach, a questionnaire for the research subjetcs, educators that works at a public school in Santa Helena city, in the state of Paraíba, was used as instrument for data collect. It can be highlighted as a positive result in the research regarding the use of technology in classrooms by educators was well accepted by the them as a facilitator and motivator of learning. |
Keywords: | Educação de jovens e adultos Recursos tecnológicos Tecnologia da informação e comunicação Youth and Adult Education Technological Resources Information and communication technology |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6391 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BILANNY DUARTE QUARESMA - MONOGRAFIA PEDAGOGIA CFP 2017.pdf | Bilanny Duarte Quaresma. Monografia Pedagogia. CFP 2017 | 421.62 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.