Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6393
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SANTOS, Elzanir dos.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, Elzanir dos.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6308741288364583pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO , Edinaura Almeida de.-
dc.contributor.referee2SILVA , José Amiraldo Alves da.-
dc.description.resumoO Estágio Supervisionado em Educação Infantil é uma experiência importante na trajetória acadêmica do licenciando em Pedagogia, constituindo-se em uma fase de descobertas para o aluno que está em formação. Nessa ótica, este estudo teve como objetivo geral analisar a compreensão de estudantes do curso de Pedagogia – CFPQ/UFCG acerca do papel do Estágio Supervisionado em Educação Infantil para a formação docente. Pretendeu-se atingir esse objetivo, através dos seguintes objetivos específicos: Verificar como acontece a prática dos estágios sob a ótica dos formandos; identificar as dificuldades e suas formas de superação encontradas pelos formandos; mapear os conhecimentos adquiridos durante a realização do Estágio em Educação Infantil; compreender, na perspectiva dos estudantes de Pedagogia, a relação entre as disciplinas do curso e o Estágio. O trabalho foi realizado dentro dos referenciais metodológicos da pesquisa qualitativa e adotou o estudo de campo como fonte de informações. Os dados foram coletados através de uma entrevista, realizada junto a quatro alunas do curso de Pedagogia, a qual tinha como perguntas centrais: Por que você ingressou no curso de Pedagogia? O que o Estágio Supervisionado em Educação Infantil significou para você? O Estágio contribuiu para a sua formação profissional? Depois da prática do Estágio algo mudou na sua percepção sobre a docência? . O referencial teórico tomado como aporte teve como autores principais: Pimenta (1997), Lima (2004), Silva (2004), Miranda (2008), entre muitos outros, como também as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. A partir da análise dos dados foi possível perceber as dificuldades que as alunas do curso de Pedagogia tiveram na prática do Estágio - dentre as quais a transmissão dos conteúdos e a construção do relatório – mas, as quais elas superaram.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleO estágio supervisionado em educação infantil segundo a perspectiva de estudantes do curso de pedagogia - CFP/UFCG.pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.description.abstractThe Supervised Internship in childhood education is an important experience in the academic trajectory of licensing in pedagogy, being in a discovery phase to the student who is in training. From this perspective, this study aimed to analyze the understanding Pedagogy’s Course students - CFPQ / UFCG about the role of Supervised Internship in Childhood Education for teacher training. It was intended to achieve this goal through the following specific objectives: check as is the practice of the stages from the perspective of learners; identify difficulties and ways of overcoming encountered by trainees; map the knowledge acquired during the completion stage in Early Childhood Education, understand, from the perspective of the students of Pedagogy, the relationship between the subjects of the course and the internship. The study was conducted within the methodological framework of qualitative research and adopted the field study as a source of information. Data were collected through an interview, conducted with four students of the Pedagogy’s Course, which had as central question: why you joined the Pedagogy Course? What Supervised Internship in early childhood education mean to you? Stage contributed to their vocational training? After the practice stage something has changed in their perception of the teaching profession? What?. The theoretical framework taken as inflow was mainly authors: Pimenta, Lima, Silva, Miranda, among many others, as well as the National Curriculum Guidelines for Childhood Education. From the data analysis it was revealed the difficulties that the students of the Pedagogy’s Course had in practice stage and surpassed, but also contributed to teacher training.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6393-
dc.date.accessioned2019-08-30T15:17:59Z-
dc.date.available2019-08-30-
dc.date.available2019-08-30T15:17:59Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPedagogia- estudantespt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectSupervised internshippt_BR
dc.subjectchild educationpt_BR
dc.subjectPedagogy- studentspt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorQUEIROGA, Daniela Pedrosa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe supervised internship in early childhood education from the perspective of students of the pedagogy course - CFP / UFCG.pt_BR
dc.identifier.citationQUEIROGA, Daniela Pedrosa. O estágio supervisionado em educação infantil segundo a perspectiva de estudantes do curso de padagogia - CFP/UFCG. 2015. 38 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DANIELA PEDROSA DE QUEIROGA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2015.pdfDaniela Pedrosa de Queiroga. Monografia Pedagogia. CFP 2015.324.77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.