Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6394
Title: Inclusão do aluno surdo nos anos iniciais do ensino fundamental.
Other Titles: Inclusion of the deaf student in the early years of elementary school.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Rosângela Pereira da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CORRÊA, Adriana Moreira de Souza.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PEREIRA, Hérica Paiva.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CEZARIO, Danilo de Sousa.
Keywords: Educação;Surdo;Inclusão;Bilinguismo;Education;Deaf;Inclusion;Bilingualism
Issue Date: 24-Aug-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Rosângela Pereira da.Inclusão do aluno surdo nos anos iniciais do ensino fundamental. 2017. 43 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo aborda a inclusão do aluno surdo nas séries iniciais do ensino fundamental, desvelando as propostas educacionais para os surdos, os pressupostos e legislações aplicados à política inclusiva, da educação de surdos e as adaptações necessárias para a efetivação da educação bilíngue para surdos na escola regular. A pesquisa tem como objetivo geral investigar quanto à literatura a educação de surdos na rede regular de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental, em uma perspectiva inclusiva, identificando as determinações legais para essa prática. Para abordar a respectiva temática, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa e de natureza descritiva com metodologia bibliográfica na qual recorremos a livros, revistas e artigos de autores como Honora, Strobel, Slomski, Lodi, Lacerda e Gonsalves, que trabalharam com esse tema. Como resultado, a análise da pesquisa nos fez compreender que a inclusão de alunos surdos em uma escola regular é uma prática garantida por lei e que existem inúmeras possibilidades de trabalhar de forma que atenda as especificidades desses alunos, no entanto, precisamos conhecer estas adaptações para implementarmos nas escolas e transformá-las em espaços sociais mais inclusivos.
Abstract: The present study addresses the inclusion of the deaf student in the initial grades of elementary education, revealing the educational proposals for the deaf, the assumptions and legislation applied to inclusive politics, the education of the deaf and the necessary adaptations for the implementation of bilingual education for the deaf in the regular school. The objective general of the research is to investigate the education of the deaf in the regular education system in the initial years of elementary education, in an inclusive perspective, identifying the legal determinations for this practice. In order to approach the respective theme, we carried out a bibliographical research in which we used books, magazines and articles by authors who worked on this theme. However, the analysis of the research made us understand that the inclusion of deaf students in a regular school is a practice guaranteed by law and that there are numerous possibilities to work in a way that meets the specifics of these students, however, we need to know these adaptations to implement In schools and transform them into more inclusive social spaces.
Keywords: Educação
Surdo
Inclusão
Bilinguismo
Education
Deaf
Inclusion
Bilingualism
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6394
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROSÂNGELA PEREIRA DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2017.pdfRosângela Pereira da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2017.817.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.