Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6395
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDRODRIGUES, A. P. N.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0259175578536702pt_BR
dc.contributor.advisor1BATISTA, Maria Thais de Oliveira.-
dc.contributor.advisor1IDBATISTA, M. T. O.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6670856676696185pt_BR
dc.contributor.referee1CEZARIO , Danilo de Sousa.-
dc.contributor.referee2FERREIRA , Joseano A. de Sousa.-
dc.description.resumoA presente pesquisa propõe-se a investigar as práticas docentes em detrimento a discriminação racial em sala de aula, abordando as práticas discriminatórias no contexto da sala de aula, como também, descrevendo as ações docentes ao explorar o fenômeno. O racismo na escola é um fenômeno debatido desde outrora contudo, o estudo das causas, dinâmicas e consequências encontra-se entre entraves metodológicos e teóricos. Proporcionado assim, uma análise que contribua à docência no concernente a efetivação da proposta de combate ao racismo. Para a realização do trabalho, realizou-se uma investigação bibliográfica seguida de uma pesquisa de campo, utilizando entrevista semiestruturada, com dados analisados através da análise de conteúdo de Bardin. A análise dos dados permitiu a organização em três categorias: Dificuldades e potencialidades; Atuação docente; Percepção do fenômeno em sala de aula. Assim, o estudo em questão, possibilita novos olhares para a questão da criança negra em sala de aula, como um estudo apurado sobre a discriminação racial como um fenômeno recorrente no contexto escolar, negligenciado ou ignorado, mostrando que a atuação profissionais ainda está pouco direcionada a uma contribuição concreta na vida das crianças negras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleDas senzalas para as salas de aula: análise das ações docentes.pt_BR
dc.date.issued2018-07-25-
dc.description.abstractThis research aims to investigate teaching practices in detriment of racial discrimination in classroom, addressing discriminatory practices in this very same context, as well as describing teaching actions in exploring such phenomenon. Racism in school is a phenomenon that has been already debated before, but the study of causes, dynamics and consequences lies between methodological and theoretical obstacles. Thus, this study provides an analysis that contributes to teaching regarding the effectiveness of the proposal to combat racism. To accomplish this work, a bibliographical investigation was carried out followed by a field research, using semi-structured interview, with data analyzed through the content analysis of Bardin. The analysis of the data collected allowed the organization of the chapters into three categories: Difficulties and potentialities; Teaching performance; Perception of the phenomenon in the classroom. Therefore, this study provides new insights into the issue of the black child in the classroom, as an accurate study of racial discrimination as a recurring phenomenon in school context, neglected or ignored, showing that the professional performance is still poorly targeted to make a concrete contribution to black children lives.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6395-
dc.date.accessioned2019-08-30T15:36:47Z-
dc.date.available2019-08-30-
dc.date.available2019-08-30T15:36:47Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectRacismo - escolapt_BR
dc.subjectAtuação docentept_BR
dc.subjectCombate ao racismopt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectRacism - Schoolpt_BR
dc.subjectTeaching Practicept_BR
dc.subjectFight against racismpt_BR
dc.subjectDiversitypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRODRIGUES, Ana Paula do Nascimento.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFrom the quarters to the classrooms: analysis of teaching actions.pt_BR
dc.identifier.citationRODRIGUES, Ana Paula do Nascimento. Das senzalas para as salas de aula: análise das ações docentes. 2018. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA PAULA DO NASCIMENTO RODRIGUES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2018.pdfAna Paula do Nascimento Rodrigues. Monografia Pedagogia. CFP 2018.616.91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.