Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6398
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDRODRIGUES, A. W. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5205354702475450pt_BR
dc.contributor.advisor1JOCA, Alexandre Martins.-
dc.contributor.advisor1IDJOCA, Alexandre Martins.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1522820813285364pt_BR
dc.contributor.referee1SOARES, Luisa de Marillac Ramos.-
dc.contributor.referee2SOUSA, Kássia Mota de.-
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é investigar as práticas e abordagens pedagógicas sobre questões étnico-raciais na educação infantil, a partir da ótica de professoras de uma creche na cidade do Barro CE. O trabalho toma como referência, os modos como as professoras percebem as questões étnico-raciais no cotidiano da creche e como desenvolvem estratégias pedagógicas voltadas à sua abordagem na educação infantil. Para embasar nossos conhecimentos estudaremos textos dos autores: Cavalleiro(2000); Moura (1992); Oliveira (2010); Petronilha (2003) entre outros. A metodologia utilizada foi a realização de entrevistas semi-estruturadas com 03 professoras. A pesquisa busca, também, analisar os materiais pedagógicos que abordam as questões étnico-raciais disponíveis na creche e tentar compreender as estratégias adotadas pelas professoras na utilização dos mesmos. Os resultados da pesquisa apontam que as questões étnico-raciais ainda são percebidas pelas professoras como uma questão relacionada, especificamente, à resolução de conflitos, ou seja, relacionadas a aspectos negativos: preconceitos, discriminações, violências. Conclui, também, que é uma temática que não faz parte do cotidiano da creche por uma diversidade de motivações, entre elas: a carência da inserção da temática na formação inicial e continuada das docentes; a carência de materiais pedagógicos voltados a essa temática e a falta de políticas educacionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titlePráticas e abordagens pedagógicas sobre questões étnico-raciais na educação infantil.pt_BR
dc.date.issued2018-07-30-
dc.description.abstractThe objective of this research is to investigate the Practices and pedagogical approaches on ethnic-racial issues in early childhood education, from the point of view of teachers at a day care center in the city of Barro CE. The work takes as a reference the ways in which teachers perceive ethnic-racial issues in day-to-day care and how they develop pedagogical strategies aimed at their approach to early childhood education. To base our knowledge,we study authors`texts: Cavalleiro(2000); Moura (1992); Oliveira (2010); Petronilha (2003) among others. The methodology used was to conduct semi-structured interviews with 03 teachers. The research also seeks to analyze the pedagogical materials that address the ethnic-racial issues available in the nursery and try to understand the strategies adopted by the teachers in the use of them. The results of the research point out that ethnic-racial issues are still perceived by teachers as an issue related specifically to the resolution of conflicts, that is, related to negative aspects: prejudices, discrimination, violence. It also concludes that it is a theme that is not part of the daily life of the nursery due to a diversity of motivations, among them: the lack of insertion of the theme in the initial and continuous formation of teachers; the lack of pedagogical materials on this subject and the lack of educational policies.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6398-
dc.date.accessioned2019-08-30T15:57:29Z-
dc.date.available2019-08-30-
dc.date.available2019-08-30T15:57:29Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectCrechept_BR
dc.subjectQuestões étnico-raciaispt_BR
dc.subjectPreconceitopt_BR
dc.subjectchild educationpt_BR
dc.subjectNurserypt_BR
dc.subjectEthnic-racial issuespt_BR
dc.subjectPreconceptionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRODRIGUES, Ana Waleska de Souza.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePedagogical practices and approaches on ethnic-racial issues in early childhood education.pt_BR
dc.identifier.citationRODRIGUES, Ana Waleska de Souza. Práticas e abordagens pedagógicas sobre questões étnico-raciais na educação infantil. 2018. 60f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA WALESKA DE SOUZA RODRIGUES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2018.pdfAna Waleska de Souza Rodrigues. Monografia Pedagogia. CFP 2018.623.09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.