Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6398
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | RODRIGUES, A. W. S. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5205354702475450 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | JOCA, Alexandre Martins. | - |
dc.contributor.advisor1ID | JOCA, Alexandre Martins. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1522820813285364 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | SOARES, Luisa de Marillac Ramos. | - |
dc.contributor.referee2 | SOUSA, Kássia Mota de. | - |
dc.description.resumo | O objetivo desta pesquisa é investigar as práticas e abordagens pedagógicas sobre questões étnico-raciais na educação infantil, a partir da ótica de professoras de uma creche na cidade do Barro CE. O trabalho toma como referência, os modos como as professoras percebem as questões étnico-raciais no cotidiano da creche e como desenvolvem estratégias pedagógicas voltadas à sua abordagem na educação infantil. Para embasar nossos conhecimentos estudaremos textos dos autores: Cavalleiro(2000); Moura (1992); Oliveira (2010); Petronilha (2003) entre outros. A metodologia utilizada foi a realização de entrevistas semi-estruturadas com 03 professoras. A pesquisa busca, também, analisar os materiais pedagógicos que abordam as questões étnico-raciais disponíveis na creche e tentar compreender as estratégias adotadas pelas professoras na utilização dos mesmos. Os resultados da pesquisa apontam que as questões étnico-raciais ainda são percebidas pelas professoras como uma questão relacionada, especificamente, à resolução de conflitos, ou seja, relacionadas a aspectos negativos: preconceitos, discriminações, violências. Conclui, também, que é uma temática que não faz parte do cotidiano da creche por uma diversidade de motivações, entre elas: a carência da inserção da temática na formação inicial e continuada das docentes; a carência de materiais pedagógicos voltados a essa temática e a falta de políticas educacionais. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.title | Práticas e abordagens pedagógicas sobre questões étnico-raciais na educação infantil. | pt_BR |
dc.date.issued | 2018-07-30 | - |
dc.description.abstract | The objective of this research is to investigate the Practices and pedagogical approaches on ethnic-racial issues in early childhood education, from the point of view of teachers at a day care center in the city of Barro CE. The work takes as a reference the ways in which teachers perceive ethnic-racial issues in day-to-day care and how they develop pedagogical strategies aimed at their approach to early childhood education. To base our knowledge,we study authors`texts: Cavalleiro(2000); Moura (1992); Oliveira (2010); Petronilha (2003) among others. The methodology used was to conduct semi-structured interviews with 03 teachers. The research also seeks to analyze the pedagogical materials that address the ethnic-racial issues available in the nursery and try to understand the strategies adopted by the teachers in the use of them. The results of the research point out that ethnic-racial issues are still perceived by teachers as an issue related specifically to the resolution of conflicts, that is, related to negative aspects: prejudices, discrimination, violence. It also concludes that it is a theme that is not part of the daily life of the nursery due to a diversity of motivations, among them: the lack of insertion of the theme in the initial and continuous formation of teachers; the lack of pedagogical materials on this subject and the lack of educational policies. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6398 | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-30T15:57:29Z | - |
dc.date.available | 2019-08-30 | - |
dc.date.available | 2019-08-30T15:57:29Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Creche | pt_BR |
dc.subject | Questões étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject | Preconceito | pt_BR |
dc.subject | child education | pt_BR |
dc.subject | Nursery | pt_BR |
dc.subject | Ethnic-racial issues | pt_BR |
dc.subject | Preconception | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | RODRIGUES, Ana Waleska de Souza. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Pedagogical practices and approaches on ethnic-racial issues in early childhood education. | pt_BR |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Ana Waleska de Souza. Práticas e abordagens pedagógicas sobre questões étnico-raciais na educação infantil. 2018. 60f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Relatórios de Estágio |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ANA WALESKA DE SOUZA RODRIGUES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2018.pdf | Ana Waleska de Souza Rodrigues. Monografia Pedagogia. CFP 2018. | 623.09 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.