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dc.creator.IDSILVA, G. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0657810843270735pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Maria de Jesus Rodrigues da-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, M.J.R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6593704721310444pt_BR
dc.contributor.referee1SOUZA, Edna Cordeiro de-
dc.contributor.referee1IDSOUZA, E. C.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4130264058594944pt_BR
dc.contributor.referee2SOUZA, Glageane da Silva-
dc.contributor.referee2IDSOUZA, Glageane da Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3393468945301497pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, onde apresentamos a evolução do cálculo de áreas de figuras planas desde o ensino fundamental até o ensino superior. O problema de calcular áreas é de interesse da humanidade desde a antiguidade quando se procurava medir e demarcar terras até os dias atuais em diversas áreas como na Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, por exemplo, e foi isso o que motivou nosso estudo. No ensino fundamental e médio já se tem noção da determinação da área de algumas figuras planas e para tal, usam-se fórmulas matemáticas. No entanto, quando se trata de figura com contornos curvos, como a delimitada por funções, não existe uma fórmula pré-definida e necessita-se de ferramentas matemáticas mais sofisticadas como o Teorema Fundamental do Cálculo, o Teorema de Fubinni ou Teorema de Green. O texto, no qual apresentamos nossa pesquisa, se inicia com um breve histórico sobre a geometria e o cálculo integral, em seguida usamos a geometria plana para explanar, com certo rigor matemático, a demonstração de algumas fórmulas vistas no ensino básico. E por meio do cálculo integral e suas ferramentas tratamos de áreas de figuras com contornos curvos, as quais são estudadas no ensino superior. A presente pesquisa nos possibilitou observar que há diversos estudos voltados para o cálculo de áreas, no entanto não é muito comum trazer essa abordagem desde o ensino básico ao superior.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.titleEvolução do cálculo de áreas de figuras planas: do ensino básico ao ensino superior.pt_BR
dc.date.issued2018-07-25-
dc.description.abstractThis work is characterized as an exploratory bibliographical research, where we present the evolution of the calculation of areas of flat figures from elementary school to higher education. The problem of calculating areas has been of interest to mankind since antiquity when it was sought to measure and demarcate lands up to the present day in several areas such as Civil Engineering, Architecture and Urbanism, for example, and this was what motivated our study. In primary and secondary education, one already has the notion of determining the area of some flat figures and for this, mathematical formulas are used. However, when it comes to a figure with curved contours, such as the one delimited by functions, there is no predefined formula and more sophisticated mathematical tools are needed such as the Fundamental Theorem of Calculus, Fubinni’s Theorem or Green’s Theorem. The text, in which we present our research, begins with a brief history about geometry and integral calculus, then we use flat geometry to explain, with some mathematical rigor, the demonstration of some formulas seen in elementary education. And through integral calculus and its tools we deal with areas of figures with curved contours, which are studied in higher education. The present research allowed us to observe that there are several studies focused on the calculation of areas, however it is not very common to bring this approach from basic to higher educationpt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6400-
dc.date.accessioned2019-08-30T17:19:21Z-
dc.date.available2019-08-30-
dc.date.available2019-08-30T17:19:21Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectÁreapt_BR
dc.subjectIntegralpt_BR
dc.subjectTeorema de Greenpt_BR
dc.subjectAreapt_BR
dc.subjectIntegralpt_BR
dc.subjectGreen's theorempt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Girlene dos Santos da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEvolution of the calculation of areas of flat figures: from basic education to higher education.pt_BR
dc.title.alternativeEvolución del cálculo de áreas de figuras planas: de la educación básica a la educación superior.-
dc.identifier.citationSILVA, Girlene dos Santos da. Evolução do cálculo de áreas de figuras planas: do ensino básico ao ensino superior. 2018. 75 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018.pt_BR
dc.description.resumenEste trabajo se caracteriza por ser una investigación bibliográfica exploratoria, donde presentamos la evolución del cálculo de áreas de figuras planas desde la educación primaria hasta la educación superior. El problema del cálculo de áreas ha sido de interés para la humanidad desde la antigüedad cuando se buscaba medir y delimitar terrenos hasta la actualidad en varias áreas como la Ingeniería Civil, la Arquitectura y el Urbanismo, por ejemplo, y eso fue lo que motivó nuestro estudio. En primaria y secundaria ya existe la noción de determinar el área de algunas figuras planas y, para ello, se utilizan fórmulas matemáticas. Sin embargo, cuando se trata de una figura con contornos curvos, como la delimitada por funciones, no existe una fórmula predefinida y se necesitan herramientas matemáticas más sofisticadas, como el Teorema Fundamental del Cálculo, el Teorema de Fubinni o el Teorema de Green. El texto, en el que presentamos nuestra investigación, comienza con una breve historia de la geometría y el cálculo integral, luego utilizamos la geometría plana para explicar, con cierto rigor matemático, la demostración de algunas fórmulas vistas en la educación básica. Y a través del cálculo integral y sus herramientas tratamos áreas de figuras con contornos curvos, que se estudian en la educación superior. La presente investigación nos permitió observar que existen varios estudios enfocados en el cálculo de áreas, sin embargo no es muy común llevar este enfoque desde la educación básica hasta la superior.-
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