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Title: Prática do Endomarketing: um estudo dos programas e ações desenvolvidos pelo SESC.
Other Titles: Endomarketing practice: a study of programs and actions developed by SESC.
???metadata.dc.creator???: BARBOSA, Raissa de Azevedo.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LEAL, Francisco Nery.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BARBOTIN, Maria Angeluce Soares Perônico.
Keywords: Endomarketing;Cliente interno;Composto de endomarketing;Internal client;Endomarketing compound
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BARBOSA, Raissa de Azevedo. Prática do Endomarketing: um estudo dos programas e ações desenvolvidos pelo SESC. 2009. 73 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6435
???metadata.dc.description.resumo???: Com as mudanças no cenário econômico, tecnológico, social e cultural acontecendo em um ritmo cada vez mais rápido, as empresas, para terem maior destaque no mercado, perceberam a necessidade de investir cada vez mais no seu cliente interno. Os funcionários são responsáveis pela geração do resultado na organização, e para satisfazê-los e mantê-los, as empresas vêm fazendo uso de várias técnicas. Nesse contexto, o endomarketing, que é uma ferramenta usada pela área de recursos humanos para aproximar empregado e empregador e buscar uma maior satisfação e motivação por parte dos funcionários, vem ganhando cada vez mais destaque. O presente estudo, desenvolvido no SESC – Serviço Social do Comércio, na unidade do SESC Centro em Campina Grande – PB, apresenta como objetivo geral identificar os programas e ações realizados por esta companhia que podem ser consideradas como endomarketing. Nesta pesquisa, caracterizada como exploratória, descritiva e estudo de caso, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados uma entrevista qualitativa, feita com a gerente da unidade e um questionário quantitativo, aplicado junto aos colaboradores com o intuito de medir o grau de satisfação dos funcionários em relação aos elementos do composto de endomarketing, companhia, custos, coordenadores e comunicação. Os resultados da pesquisa mostram que, analisando os elementos de forma geral, existe uma satisfação por parte dos funcionários em relação aos três primeiros elementos, entretanto, verificou-se um descontentamento em relação ao quarto elemento, comunicação, principalmente em relação à comunicação interna. Esse ponto deve ser alvo de maior preocupação e uma melhoria e otimização devem ser planejadas visto que, a qualidade na comunicação de uma companhia é ponto fundamental para que os funcionários se sintam parte integrante da organização, levando-os a um maior comprometimento.
Abstract: With the increasingly pace of changes in the economical, technological, social and cultural environment, Companies, have realized the need to invest more and more in its internal clients in order to achieve more market relevance. Employees are responsible for the generation of results in the Organization, and Companies are using different approaches in order to keep and satisfy them. In this context, endomarketing – wich is a tool used by the human resources area to keep employer and employees closer and to reach higher satisfaction and motivation for the employee – is achieving more and more prominence. The current study, developed in the Commerce Social Service – SESC, at the SESC Centro unit in Campina Grande, PB, aims to identify the programs and actions performed by the company which can be classified as endomarketing. In this exploratory and descriptive study case, we used as means for data collection a qualitative interview with the Company Manager, as well as a quantitative survey, applied with the employees in order to measure their satisfaction over the compound of endomarketing elements: company, costs, coordinators and communication. The research results show that, in what concerns to the former three elements, there is a general satisfaction. However, there was dissatisfaction with the forth element, communication, especially in what concerns internal communication. Thereby, this issue must require more concern, and improvement and optimization should be at stake, once the quality of the company communication is a key point for the staff to feel part of the organization and leads them to a higher commitment.
Keywords: Endomarketing
Cliente interno
Composto de endomarketing
Internal client
Endomarketing compound
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6435
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