Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6435
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBARBOSA, R. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5353374904676963pt_BR
dc.contributor.advisor1CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega.-
dc.contributor.advisor1IDCORREIA, S. É. N.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0431849242809370pt_BR
dc.contributor.referee1LEAL, Francisco Nery.-
dc.contributor.referee1IDLEAL, F. N.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9480406503625125pt_BR
dc.contributor.referee2BARBOTIN, Maria Angeluce Soares Perônico.-
dc.contributor.referee2IDBARBOTIN, M. A. S. P.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7390128159622863pt_BR
dc.description.resumoCom as mudanças no cenário econômico, tecnológico, social e cultural acontecendo em um ritmo cada vez mais rápido, as empresas, para terem maior destaque no mercado, perceberam a necessidade de investir cada vez mais no seu cliente interno. Os funcionários são responsáveis pela geração do resultado na organização, e para satisfazê-los e mantê-los, as empresas vêm fazendo uso de várias técnicas. Nesse contexto, o endomarketing, que é uma ferramenta usada pela área de recursos humanos para aproximar empregado e empregador e buscar uma maior satisfação e motivação por parte dos funcionários, vem ganhando cada vez mais destaque. O presente estudo, desenvolvido no SESC – Serviço Social do Comércio, na unidade do SESC Centro em Campina Grande – PB, apresenta como objetivo geral identificar os programas e ações realizados por esta companhia que podem ser consideradas como endomarketing. Nesta pesquisa, caracterizada como exploratória, descritiva e estudo de caso, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados uma entrevista qualitativa, feita com a gerente da unidade e um questionário quantitativo, aplicado junto aos colaboradores com o intuito de medir o grau de satisfação dos funcionários em relação aos elementos do composto de endomarketing, companhia, custos, coordenadores e comunicação. Os resultados da pesquisa mostram que, analisando os elementos de forma geral, existe uma satisfação por parte dos funcionários em relação aos três primeiros elementos, entretanto, verificou-se um descontentamento em relação ao quarto elemento, comunicação, principalmente em relação à comunicação interna. Esse ponto deve ser alvo de maior preocupação e uma melhoria e otimização devem ser planejadas visto que, a qualidade na comunicação de uma companhia é ponto fundamental para que os funcionários se sintam parte integrante da organização, levando-os a um maior comprometimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titlePrática do Endomarketing: um estudo dos programas e ações desenvolvidos pelo SESC.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.description.abstractWith the increasingly pace of changes in the economical, technological, social and cultural environment, Companies, have realized the need to invest more and more in its internal clients in order to achieve more market relevance. Employees are responsible for the generation of results in the Organization, and Companies are using different approaches in order to keep and satisfy them. In this context, endomarketing – wich is a tool used by the human resources area to keep employer and employees closer and to reach higher satisfaction and motivation for the employee – is achieving more and more prominence. The current study, developed in the Commerce Social Service – SESC, at the SESC Centro unit in Campina Grande, PB, aims to identify the programs and actions performed by the company which can be classified as endomarketing. In this exploratory and descriptive study case, we used as means for data collection a qualitative interview with the Company Manager, as well as a quantitative survey, applied with the employees in order to measure their satisfaction over the compound of endomarketing elements: company, costs, coordinators and communication. The research results show that, in what concerns to the former three elements, there is a general satisfaction. However, there was dissatisfaction with the forth element, communication, especially in what concerns internal communication. Thereby, this issue must require more concern, and improvement and optimization should be at stake, once the quality of the company communication is a key point for the staff to feel part of the organization and leads them to a higher commitment.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6435-
dc.date.accessioned2019-09-01T08:07:20Z-
dc.date.available2009-
dc.date.available2019-09-01T08:07:20Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEndomarketingpt_BR
dc.subjectCliente internopt_BR
dc.subjectComposto de endomarketingpt_BR
dc.subjectInternal clientpt_BR
dc.subjectEndomarketing compoundpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBARBOSA, Raissa de Azevedo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEndomarketing practice: a study of programs and actions developed by SESC.pt_BR
dc.identifier.citationBARBOSA, Raissa de Azevedo. Prática do Endomarketing: um estudo dos programas e ações desenvolvidos pelo SESC. 2009. 73 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6435pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAISSA DE AZEVEDO BARBOSA - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2009.pdfRaissa de Azevedo Barbosa - Relatório de Estágio Administração CH 2009998.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.