Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6437
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDDANTAS, J. T. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9352912639504978pt_BR
dc.contributor.advisor1FREITAS, Lucia Santana de-
dc.contributor.advisor1IDFREITAS, L. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4689902016970348pt_BR
dc.contributor.referee1CÂNDIDO, Gesinaldo Ataíde-
dc.contributor.referee1IDCÂNDIDO, G.A.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2771934125977891pt_BR
dc.contributor.referee2ALVES, Marielza Barbosa-
dc.contributor.referee2IDALVES, M. B.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9911148381017689pt_BR
dc.description.resumoA cidade de Campina Grande conta hoje com três shopping centers em operação. Esse cenário manteve-se estável até o ano de 2011, quando a notícia de novos empreendimentos no setor começou a ser veiculada acompanhando a tendência de interiorização desses empreendimentos no Brasil. Portanto, objetivo geral desse trabalho é analisar a dinâmica competitiva do setor de Shopping Centers de Campina Grande a partir das forças competitivas, estratégias e ações competitivas na perspectiva dos gestores. Como referencial teórico utilizou-se as cinco forças competitivas e os tipos de estratégias competitivas de Porter, bem como a tipologia das ações competitivas de Usero e Fernandez (2003), a forma de competir de Ferrier (1999) e Lee (2002). A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, utilizando o método do estudo de caso, cujo caso escolhido foi o setor de shopping Center de Campina Grande que conta com três shopping centers em operação e mais dois em fase preliminar à operação. Conclui-se após a realização deste, que os resultados das forças competitivas são relativamente favoráveis aos shoppings. As estratégias mais utilizadas foram a de diferenciação, adotada pelo Boulevard Shopping, e de liderança em custo, adotada pelo Shopping Luiza Motta e pelo Shopping Cirne Center. As ações mais utilizadas foram de inovação e tática, quanto à forma de competir se destacou uma agressividade relativamente baixa, simplicidade, homogeneidade e previsibilidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleDinâmica competitiva no setor de shopping center de Campina Grande - PB.pt_BR
dc.date.issued2013-
dc.description.abstractThe city of Campina Grande currently has three shopping centers in operation. This scenario remained stable until the year 2011, when the news of new developments in the sector began to appear following the trend of internalization of these ventures in Brazil. So overall goal of this work is to analyze the competitive dynamics of the shopping center industry in Campina Grande from competitive forces, competitive strategies and actions from the perspective of managers. As a theoretical framework we used the five competitive forces and the types of competitive strategies of Porter, as well as the typology of competitive actions of Usero and Fernandez (2003), the form of competing Ferrier (1999) and Lee (2002). The research is characterized as exploratory and descriptive, using the method of case study, whose case was chosen as the shopping center of Campina Grande which has three shopping centers in operation and two more in the preliminary phase operation. It was concluded after the completion of this, the results of the competitive forces are relatively favorable to the malls. The most used strategies were the differentiation adopted by the Boulevard Mall, and cost leadership, adopted by Luiza Shopping Motta and the Cirne Shopping Center. The more shares were used innovation and tactics, how to compete stood relatively low aggressiveness, simplicity, uniformity and predictability.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6437-
dc.date.accessioned2019-09-01T08:52:22Z-
dc.date.available2019-09-01-
dc.date.available2019-09-01T08:52:22Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectDinâmica competitivapt_BR
dc.subjectEstratégia competitivapt_BR
dc.subjectAções competitivaspt_BR
dc.subjectShopping centerpt_BR
dc.subjectCampina grandept_BR
dc.subjectCompetitive dynamicspt_BR
dc.subjectCompetitive strategypt_BR
dc.subjectStocks-competitivept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDANTAS, Juliana Tércia Patrício.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCompetitive dynamics in the shopping mall sector of Campina Grande - PB.pt_BR
dc.identifier.citationDANTAS, Juliana Tércia Patrício. Dinâmica competitiva no setor de shopping center de Campina Grande – PB. 2013. 79 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6437pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JULIANA TÉRCIA PATRICIO DANTAS - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2013.pdfJuliana Tércia Patrício Dantas - Relatório de Estágio Administração CH 20131.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.