Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/644
Title: Um padrão antropométrico para as empresas de calçados de Campina Grande baseado em medidas específicas das mulheres idosas.
Other Titles: An anthropometric standard for footwear companies in Campina Grande based on specific measures of elderly women.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, David Bastida.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Francisco Kegenaldo Alves de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SCHRAMM, Fernando.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Itamar Ferreira da.
Keywords: Padrões ergonômicos.;Antropometria.;Conforto em calçados.;Campina Grande.;Empresas de calçados.;Mulheres idosas.;Ergonomic patterns.;Anthropometry.;Comfort in shoes.;Footwear companies.;Elderly women.
Issue Date: 22-Dec-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, D. B. Um padrão antropométrico para as empresas de calçados de Campina Grande baseado em medidas específicas das mulheres idosas. 2016. 108 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo teve como objetivo propor um padrão antropométrico para as empresas de calçados da cidade de Campina Grande baseado em medidas específicas de mulheres idosas residentes neste local, com idade entre 60 e 90 anos. O referido padrão baseou-se no ponto de vista perceptivo e antropométrico, em comparação com os calçados desenvolvidos a partir do sistema de medidas baseado no ponto francês. A partir do banco de dados do Projeto “Mais Calce”, desenvolvido pelo SENAI, que determinou o perfil antropométrico do idoso da Paraíba, foram selecionadas 51 usuárias para a realização da pesquisa. Calçados da tipologia sapatilha com essas medidas específicas foram projetados e submetidos a testes de conforto segundo as normas da ABNT NBR14834 (2015), NBR14835 (2013) e NBR14840 (2011). Os calçados desenvolvidos a partir do ponto francês já existentes no mercado, bem como aqueles desenvolvidos a partir das medidas antropométricas específicas, foram analisados através dos procedimentos técnicos que as normas determinam como padrão, para analisar o conforto sob o ponto ergonômico. Os procedimentos submetidos foram os ensaios de massa do calçado e da percepção do calce e da presença de marcas e lesões. Os resultados obtidos contribuíram com um padrão antropométrico específico para a indústria calçadista, apresentando níveis de conforto 25% superiores aos calçados desenvolvidos a partir do ponto francês, segundo o olhar metodológico das normas da ABNT utilizadas. A validação dessas novas medidas antropométricas contribui de maneira relevante para com a indústria no desenvolvimento de novos produtos, com os consumidores na maneira em que os utiliza e com a área acadêmica onde é apresentada uma pesquisa científica de campo com dados e metodologia passíveis de estudo e replicação.
Keywords: Padrões ergonômicos.
Antropometria.
Conforto em calçados.
Campina Grande.
Empresas de calçados.
Mulheres idosas.
Ergonomic patterns.
Anthropometry.
Comfort in shoes.
Footwear companies.
Elderly women.
???metadata.dc.subject.cnpq???: Desenho de projetos.
Desenho de moda.
Engenharia do produto.
Desenho industrial.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/644
Appears in Collections:Mestrado em Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DAVID BASTIDA SANTOS – DISSERTAÇÃO (PPGDesign) 2016.pdf3.59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.