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Title: Identificação da viabilidade da formação de uma rede de compras para pequenos supermercados da região de Campina Grande - PB.
Other Titles: Identification of the feasibility of forming a shopping network for small supermarkets in the region of Campina Grande - PB.
???metadata.dc.creator???: PEREIRA, Lindecy da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: VASCONCELOS, Ana Cecília Feitosa de
???metadata.dc.contributor.referee1???: CALDAS, Patrícia Trindade
???metadata.dc.contributor.referee2???: OURIQUES, Raquel Andrade Barros
Keywords: Estratégia;Novos formatos organizacionais;Rede de compras;Micro empresas;Strategy;New organizational formats;Shopping network;Micro enterprises
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PEREIRA, Lindecy da Silva. Identificação da viabilidade da formação de uma rede de compras para pequenos supermercados da região de Campina Grande – PB. 2013. 58 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6442
???metadata.dc.description.resumo???: O modelo de organizações baseada na funcionalidade, no caráter burocrático e na organização racional do trabalho estabelecem barreiras à mudança e a inovação no âmbito das empresas, não atendendo mais as necessidades demandadas pelo ambiente e pela nova gestão de negócios, na qual as estruturas organizacionais estão cada vez mais, flexíveis e integradas. Surgindo então os novos formatos organizacionais, dos quais pode-se destacar as redes como uma forma de obter vantagem competitiva e, de forma mais específica, a rede de compras como uma forma de ganhos logísticos e aperfeiçoamento da estratégia competitiva. Desta maneira, é importante que as empresas que formam uma rede possuam características semelhantes no que se refere as suas atividades desenvolvidas e as suas políticas de trabalho para que somem seus esforços alinhados com a cooperação afim de atender as suas necessidades. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo identificar a viabilidade de constituição de uma rede associativa de compras como estratégia competitiva para micro empresas do segmento de supermercados paraibanos, a partir do modelo de Reis (2009). Para tanto, foi utilizado o modelo proposto por Reis (2009) de análise das dimensões essenciais para criação de uma rede de compras, aplicados com 13 (treze) micro empresas de base familiar do segmento de supermercados localizados na região de Campina Grande, Paraíba. Em termos metodológicos a pesquisa é caracterizada como sendo quali-quantitativo, descritiva, e conduzida sob a forma de múltiplos casos. Os resultados alcançados demonstraram que as empresas estudadas possuem a viabilidade de formarem uma rede de compras. Tal resultado foi corroborado nas 6 (seis) dimensões estudadas, a saber: ambiente de negócios e competências, relacionamentos, processo de formação, aspectos socioculturais, aspectos de cooperação e cultura da tecnologia da informação. Porém, dentre estas variáveis a dimensão aspectos de cooperação possui menor relevância na perspectiva dos gestores, portanto necessita que os líderes da rede alinhem esta variável com as demais afim de que a rede seja implantada e alcance o desenvolvimento competitivo frente aos seus concorrentes.
Abstract: The organization model based on functionality, as well as on bureaucratic character and on a reasonable work organization establish barriers concerning shift and innovation within companies not attending the necessities demanded by the ambience and by the new business management, in which the organizational structures are increasingly flexible and integrated. With the emergence of new organizational formats, networks are highlighted as ways of obtain competitive advantage and, more specifically, the shopping network as a means of logistic profits and the improvement of competitive strategies. This way, is it important that the enterprises which form a network possess similar features regarding their developed activities and their work politics as to sum their efforts along with cooperation, in order to attend their necessities. In this viewpoint, this study aims at identifying the feasibility related to the constitution of a shopping associative network as a competitive strategy for micro enterprises pertaining to the supermarket segment in Paraiba, as from Reis model (2009). To accomplish this aim, Reis (2009) analysis model was used, considering the essential dimensions for creating a shopping network, applied in 13 ( thirteen) micro family-based enterprises pertaining to the supermarket segment located in Campina Grande-Paraiba. As to methodological terms, this research is qualitative, quantitative and descriptive, conducted through multiple cases. The accomplished results showed that the studied enterprises present the feasibility for building a shopping network. This result was confirmed in the 6 (six) dimensions studied, namely: business environment and competences, relationships, formation process, socio-cultural aspects, cooperation aspects and technology of information culture. However the cooperation aspects dimension have the least relevance in the managers' perspective, therefore it shows the necessity that the network leaders align this variable with the others so that the network will be implanted and then reach the competitive development against their competitors.
Keywords: Estratégia
Novos formatos organizacionais
Rede de compras
Micro empresas
Strategy
New organizational formats
Shopping network
Micro enterprises
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6442
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