Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6451
Title: Competências do administrador: um estudo comparativo entre a percepção da academia e do mercado.
Other Titles: Administrator skills: a study comparison between the perception of academia and the market.
???metadata.dc.creator???: NASCIMENTO, Mariana Diniz Luna do.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALVES, Marielza Barbosa.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA, Hildegardes Santos de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BANDEIRA, Lucilene Klênia Rodrigues.
Keywords: Competência;Mercado de trabalho;Administrador;Competence;Labor market;Administrador
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NASCIMENTO, Mariana Diniz Luna do. Competências do administrador: um estudo comparativo entre a percepção da academia e do mercado. 2014. 80f. (Trabalho de conclusão de curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6451
???metadata.dc.description.resumo???: As competências do administrador vem sendo cada vez mais discutida e utilizada como caráter classificatório no ambiente organizacional, devido ao seu alto grau de representatividade na contribuição de uma empresa competitiva. O objetivo geral deste trabalho é realizar uma análise comparativa entre a perspectiva acadêmica e a perspectiva do mercado atual sobre uma temática que apresenta uma tendência crescente neste cenário. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo com caráter descritivo. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de um questionário de natureza quali-quantitativa, que possibilitou uma interpretação mais detalhada desse tema. Após a coleta de dados, os resultados foram analisados, organizados e explicados através de Tabelas e Gráficos. Conclui-se que as competências e habilidades básicas mais citadas, foram: reconhecer e definir problemas, habilidade de comunicação, habilidade em pensar estrategicamente e habilidade em adquirir novos conhecimentos. Todas elas estão em conformidade com a resolução do MEC, sendo esta, necessária para atuação de um administrador no cenário atual do mercado de trabalho, desde que, aprimoradas e adaptadas ao desenvolvimento de cada ambiente.
Abstract: The competence of the administrator is being increasingly discussed and used as a qualifying character in the organizational environment due to its high degree of representativeness in the contribution of a competitive firm. The aim of this study is to perform a comparative analysis between the academic perspective and the perspective of the current market on a theme that features a growing trend in this scenario. The methodology used was a field survey with descriptive nature. Data collection was conducted through a questionnaire of qualitative and quantitative nature, which enabled a more detailed interpretation of this theme. After collecting data, the results were organized and explained through tables and charts. It was concluded that the basic most cited skills and competences were: recognize and define problems, communication skills, ability to think strategically and ability to acquire new knowledge. All of them are in accordance with the resolution of MEC, which is necessary for performance of a manager in job market's present scenario, provided, improved and adapted to the development of each environment.
Keywords: Competência
Mercado de trabalho
Administrador
Competence
Labor market
Administrador
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6451
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIANA DINIZ LUNA DO NASCIMENTO - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2014.pdfMariana Diniz Luna do Nascimento - Relatório de Estágio Administração CH 2014931.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.