Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6453
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDDIAS, M. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1VASCONCELOS, Ana Cecília Feitosa de-
dc.contributor.advisor1IDVASCONCELOS, A. C. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6492366302935662pt_BR
dc.contributor.referee1FREITAS, Lúcia Santana de-
dc.contributor.referee1IDFREITAS, L. S.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4689902016970348pt_BR
dc.contributor.referee2BANDEIRA, Lucilene Klenia Rodrigues-
dc.contributor.referee2IDBANDEIRA, L. K. R.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0287372115692478pt_BR
dc.description.resumoO atual ambiente de negócios vem passando por diversas mudanças decorrentes das inovações tecnológicas e das transformações econômicas e sociais, e isso tem gerado grandes pressões externas para as empresas. Em decorrência disso, uma das alternativas encontradas pelas empresas para superar essas pressões e acompanhar a dinâmica das mudanças foi à cooperação entre empresas. Dessa maneira surge como um novo formato organizacional as redes interorganizacionais que visam à interação e a gestão compartilhada, baseadas nos princípios da ajuda mútua e confiança. O presente estudo teve como objetivo identificar a contribuição da configuração de rede e a estratégia competitiva adotada pela rede de supermercado paraibana, o Grupo Rede Compras, segundo a tipologia de rede de Hoffmann et al. (2004), identificando as características de sua forma de atuação quanto aos indicadores de direcionalidade, localização, formalização e poder e qual sua estratégia competitiva segundo a tipologia de estratégia de Miles e Snow (1978) – Defensiva, Prospectora, Analítica e Reativa. Esse estudo se caracteriza como descritivo conduzido sob a forma de estudo de caso, utilizando como técnicas a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. A coleta de dados ocorreu através da observação não participativa e da entrevista semi estruturada. Os resultados apresentam a classificação da rede como sendo horizontal, aglomerada, de base não contratual e orbital e a estratégia adotada a defensiva, tendo assim adequação das suas características e estratégia com o setor de atuação, o que viabilizou o destaque entre as redes supermercadistas da região.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleTipologia de redes e estratégia competitiva: um estudo em uma rede de supermercados.pt_BR
dc.date.issued2013-
dc.description.abstractThe current business environment is undergoing many changes resulting from technological innovations and the economic and social transformations, and this has created large outside pressures for companies. As a result, one of the alternatives found by companies to overcome those pressures and to follow the dynamics of the changes was to the cooperation between companies. This way emerges as a new organizational form inter-organizational networks that aim to interact and share management, based on principles of mutual aid and trust. This study aimed to identify the contribution of the network configuration and the competitive strategy adopted by the supermarket network Grupo Rede Compras according to Hoffmann et al. (2004) network typology , identifying the characteristics of their form of performance as to the indicators of directionality, location, formalization and power and what their competitive strategy is according to typology according to Miles and Snow (1978) strategy of - Defense, Prospector, Analytical and Reactive. This study is characterized as descriptive, conducted in the form of case study, using techniques such as literature and field research. Data collection occurred through non-participatory observation and semi-structured interviews. The results present the classification of the network as being horizontal, agglomerated, basic non-contractual and orbital and the defensive strategy adopted, having thus to adapt their characteristics and strategy with operation sertor, which allowed the highlight among the supermarket networks the region.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6453-
dc.date.accessioned2019-09-01T11:54:32Z-
dc.date.available2019-09-01-
dc.date.available2019-09-01T11:54:32Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectRedes interorganizacionaispt_BR
dc.subjectTipologiaspt_BR
dc.subjectEstratégia competitivapt_BR
dc.subjectInterorganizational networkspt_BR
dc.subjectTypologiespt_BR
dc.subjectCompetitive strategypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDIAS, Mariana Leal.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeNetwork typology and competitive strategy: a study in a supermarket chain.pt_BR
dc.identifier.citationDIAS, Mariana Leal. Tipologias de redes e estratégia competitiva: um estudo em uma rede de supermercados. 2013. 55 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6453pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIANA LEAL DIAS - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2013.pdfMariana Leal Dias - Relatório de Estágio Administração CH 2013343.66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.