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Title: Manualização dos processos administrativos da unidade acadêmica de administração e contabilidade da UFCG.
Other Titles: Handling of administrative processes of UFCG's academic management and accounting unit.
???metadata.dc.creator???: CARVALHO, Mayara Salete Assis.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Hildegardes Santos de
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUSA, Darcon
???metadata.dc.contributor.referee2???: MACIEL, Helltonn Winicius Patrício
Keywords: Gestão do conhecimento;Manualização;Aprendizagem;Knowledge management;Manualization;Learning
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CARVALHO, Mayara Salete Assis. Manualização dos procedimentos administrativos da Unidade Academica de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Campina Grande - PB. 2013. 190 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6455
???metadata.dc.description.resumo???: A Gestão do Conhecimento tem sido cada vez mais reconhecida no meio organizacional como fonte geradora de valor, onde o conhecimento é visto como um ativo valioso que deve ser compartilhado por todos. Nesse processo de compartilhamento, as pessoas constituem o elemento-chave como detentoras do conhecimento, que deve ser distribuído e gerenciado de forma eficiente e eficaz, possibilitando a conversão do conhecimento tácito de cada indivíduo em conhecimento explícito para ser compartilhado por toda a organização. Essa conversão pode ser obtida por diversos meios, dentre eles a manualização de processos. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo propor um Manual de Procedimentos Administrativos para Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade - UAAC do Centro de Humanidades da UFCG. A estratégia de pesquisa adotada foi o estudo de caso único, de caráter descritivo, aplicado e intervencionista, aliado à pesquisa documental e à observação direta junto à Unidade pesquisada. Os dados foram tratados de forma qualitativa a partir do estudo e interpretação dos processos e respectivos procedimentos para aperfeiçoá-los mediante a organização das informações obtidas. Os resultados evidenciaram, entre outros aspectos, a excessiva centralização do conhecimento tácito concentrado em apenas uma servidora técnico-administrativa, resultando em sobrecarga de responsabilidades para a mesma e prejudicando a eficiência dos processos bem como a aprendizagem organizacional no âmbito da Unidade. Estes e outros aspectos foram considerados na elaboração do Manual proposto, de modo a atender as necessidades atuais da Unidade e promover as condições propícias ao compartilhamento do conhecimento com os demais atores envolvidos nos diversos processos.
Abstract: Knowledge Management has been increasingly recognized in the organizational environment as a source of value, where knowledge is seen as a valuable asset that must be shared by all. In the process of sharing, people are the key element as having knowledge, which must be distributed and managed efficiently and effectively, enabling the conversion of tacit knowledge into explicit knowledge each individual to be shared throughout the organization. This conversion can be achieved by various means, including the documentation of processes. In this sense, the present study aimed to propose an Administrative Procedures Manual for Academic Unit Administration and Accounting - UAAC the Humanities Center UFCG. The research strategy adopted was a single case study, a descriptive, applied and interventionist, combined with desk research and direct observation by the Unit searched. The data were treated qualitatively from the study and interpretation of the processes and procedures related to perfect them by organizing the information obtained. The results showed, among other things, excessive centralization of tacit knowledge concentrated in one server technical and administrative responsibilities resulting in overload paw it and hurting the efficiency of processes and the organizational learning within the unit. These and other aspects were considered in the preparation of the Manual proposed in order to meet the current needs of the unit and to promote conditions conducive to the sharing of knowledge with other actors involved in the various processes.
Keywords: Gestão do conhecimento
Manualização
Aprendizagem
Knowledge management
Manualization
Learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6455
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