Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6455
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCARVALHO, M. S. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0351122272190300pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Hildegardes Santos de-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, H. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8684527627469710pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA, Darcon-
dc.contributor.referee1IDSOUSA, D.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5848730942873666pt_BR
dc.contributor.referee2MACIEL, Helltonn Winicius Patrício-
dc.contributor.referee2IDMACIEL, H. W. P.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9849646382572779pt_BR
dc.description.resumoA Gestão do Conhecimento tem sido cada vez mais reconhecida no meio organizacional como fonte geradora de valor, onde o conhecimento é visto como um ativo valioso que deve ser compartilhado por todos. Nesse processo de compartilhamento, as pessoas constituem o elemento-chave como detentoras do conhecimento, que deve ser distribuído e gerenciado de forma eficiente e eficaz, possibilitando a conversão do conhecimento tácito de cada indivíduo em conhecimento explícito para ser compartilhado por toda a organização. Essa conversão pode ser obtida por diversos meios, dentre eles a manualização de processos. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo propor um Manual de Procedimentos Administrativos para Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade - UAAC do Centro de Humanidades da UFCG. A estratégia de pesquisa adotada foi o estudo de caso único, de caráter descritivo, aplicado e intervencionista, aliado à pesquisa documental e à observação direta junto à Unidade pesquisada. Os dados foram tratados de forma qualitativa a partir do estudo e interpretação dos processos e respectivos procedimentos para aperfeiçoá-los mediante a organização das informações obtidas. Os resultados evidenciaram, entre outros aspectos, a excessiva centralização do conhecimento tácito concentrado em apenas uma servidora técnico-administrativa, resultando em sobrecarga de responsabilidades para a mesma e prejudicando a eficiência dos processos bem como a aprendizagem organizacional no âmbito da Unidade. Estes e outros aspectos foram considerados na elaboração do Manual proposto, de modo a atender as necessidades atuais da Unidade e promover as condições propícias ao compartilhamento do conhecimento com os demais atores envolvidos nos diversos processos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleManualização dos processos administrativos da unidade acadêmica de administração e contabilidade da UFCG.pt_BR
dc.date.issued2013-
dc.description.abstractKnowledge Management has been increasingly recognized in the organizational environment as a source of value, where knowledge is seen as a valuable asset that must be shared by all. In the process of sharing, people are the key element as having knowledge, which must be distributed and managed efficiently and effectively, enabling the conversion of tacit knowledge into explicit knowledge each individual to be shared throughout the organization. This conversion can be achieved by various means, including the documentation of processes. In this sense, the present study aimed to propose an Administrative Procedures Manual for Academic Unit Administration and Accounting - UAAC the Humanities Center UFCG. The research strategy adopted was a single case study, a descriptive, applied and interventionist, combined with desk research and direct observation by the Unit searched. The data were treated qualitatively from the study and interpretation of the processes and procedures related to perfect them by organizing the information obtained. The results showed, among other things, excessive centralization of tacit knowledge concentrated in one server technical and administrative responsibilities resulting in overload paw it and hurting the efficiency of processes and the organizational learning within the unit. These and other aspects were considered in the preparation of the Manual proposed in order to meet the current needs of the unit and to promote conditions conducive to the sharing of knowledge with other actors involved in the various processes.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6455-
dc.date.accessioned2019-09-01T12:04:47Z-
dc.date.available2019-09-01-
dc.date.available2019-09-01T12:04:47Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectManualizaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectKnowledge managementpt_BR
dc.subjectManualizationpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCARVALHO, Mayara Salete Assis.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeHandling of administrative processes of UFCG's academic management and accounting unit.pt_BR
dc.identifier.citationCARVALHO, Mayara Salete Assis. Manualização dos procedimentos administrativos da Unidade Academica de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Campina Grande - PB. 2013. 190 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6455pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAYARA SALETE ASSIS CARVALHO - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2013.pdfMayara Salete Assis Carvalho - Relatório de Estágio Administração CH 20133.38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.