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Title: Rede de cooperação interorganizacional: estudo de uma rede de varejo alimentar na Bahia.
Other Titles: Interorganizational cooperation network: study of a food retail chain in Bahia.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Keycianne Pereira de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FARIAS, Adriana Salete Dantas de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OURIQUES, Raquel Andrade Barros.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FREITAS, Lúcia Santana de.
Keywords: Ganhos competitivos;Setor varejista de supermercados;Rede de cooperação;Competitive gains;Retail sector supermarkets;Cooperation network
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Keycianne Pereira de. Rede de cooperação inter organizacional: estudo de uma rede de varejo alimentar na Bahia. 2014. 79f. (Trabalho de conclusão de curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6456
???metadata.dc.description.resumo???: O varejo de alimentos brasileiro vem sofrendo mudanças, em decorrência das grandes redes internacionais que se instalaram no país. O impacto desses entrantes, reflete mais intensamente em supermercados de pequeno e médio porte, situados em bairros ou regiões periféricas. Esse tipo de empresa não possui estrutura para competir com grandes empresas, logo, para não perder mercado, os supermercados de bairros foram em busca de alternativas, como as redes de cooperação, para alcançar ganhos competitivos. As redes de cooperação são um caminho alternativo que reuni empresas que buscam responder as exigências do mercado competitivo, a partir de, interações com outros agentes econômicos semelhantes entre si. Diante dessa explanação inicial, esta pesquisa tem como objetivo analisar a estrutura e a forma de gestão do Polo de Feira de Santana/Rede Smart para obter ganhos competitivos para as empresas participantes. Para tanto, foi realizada uma pesquisa classificada como descritiva, de natureza qualitativa, os dados foram coletados através de entrevistas com o supervisor do polo em estudo e de cinco associados a rede. Através das análises das entrevistas foi constatado que a gestão da rede é realizada com base em uma estratégia bem elaborada, que visa integrar as atividades da rede, embasada em processos que facilitam a execução dos serviços do polo, como também, à estrutura do polo favorece no desenvolvimento e a descentralização da tomada de decisões, as decisões são tomadas coletivamente e atingem o bem coletivo. Já em relação aos ganhos competitivos os Ganhos de escala e poder de mercado, e Redução de custos e riscos foram as vantagens que mais se destacaram, enquanto o ganho Relações Sociais precisa ser reavaliado pelo polo, a fim de, impulsionar a aprendizagem coletiva. Foi identificado desafios referente a capacitação das empresas, aperfeiçoamento do jornal de ofertas, mudanças no cartão da rede, e melhores preços nos produtos de marca própria. Como desvantagem só foi constada o valor alto da taxa mensal. Desta forma a gestão do polo da rede Smart proporciona ganhos competitivos para as empresas, consequentemente as empresas filiadas vêm se tornando mais competitivas no mercado.
Abstract: The Brazilian food retailing has undergone changes because of major international networks that have settled in the country. The impact of incoming, reflected more intensely in supermarkets in small and medium size, located in neighborhoods or outlying regions. This type of company structure does not have to compete with large companies, so as not to lose market supermarkets neighborhoods were looking for alternatives, such as networks of cooperation to achieve competitive gains. Collaborative networks are an alternative way to assemble companies seeking to answer the demands of the competitive market, from interactions with similar economic agents together. Given this initial explanation, this research aims to analyze the management of Smart Supermarket Chain, specifically the pole of Feira de Santana, Bahia and what the competitive gains that the network provides to members as well as the difficulties and challenges to be overcome. To this end, a survey classified as descriptive, qualitative, data were collected through interviews with the supervisor polo study and five associates the network was performed. Through the analysis of the interviews it was found that network management is performed based on a well-crafted strategy, which aims to integrate the activities of the network, based on processes that facilitate the implementation of the services of polo, as well as, the structure Polo favors development and decentralization of decision making, decisions are taken collectively and achieve the collective good. Regarding the competitive gains Gains of scale and market power, and reduction of costs and risks were the advantages that stand out, while the pole in order to must reassess the gain social relations, to boost collective learning. Challenges relating to capacity building of enterprises, improve the newspaper offers, changes in network card, and the best prices on private label products was identified. The disadvantage was only detected the high value of the monthly fee. Thus, the management polo Smart network provides competitive gains for companies; hence, its affiliated companies are becoming more competitive in the market.
Keywords: Ganhos competitivos
Setor varejista de supermercados
Rede de cooperação
Competitive gains
Retail sector supermarkets
Cooperation network
???metadata.dc.subject.cnpq???: Curso de Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6456
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