Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6457
Title: Plano de negócios para uma microempresa especializada em doces.
Other Titles: Business plan for a micro business specializing in sweets.
???metadata.dc.creator???: JAPIASSÚ FILHO, Nelson Ribeiro.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LEAL, Francisco Nery
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUSA, Darcon
???metadata.dc.contributor.referee2???: MACIEL, Helltonn Vinicius Patrício
Keywords: Plano de negócios;Empreendedorismo;Estratégia;Business plan;Entrepreneurship;Strategy.
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: JAPIASSÚ FILHO, Nelson Ribeiro. Plano de negócios para uma microempresa especializada em doces. 51 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6457
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho teve como objetivo principal desenvolver um plano de negócios para uma micro empresa de doçaria, que será situada na cidade de Campina Grande - PB, e contempla objetivos como: apresentar um perfil geral da empresa; buscar informações para a elaboração do plano de negócios; desenvolver os planos de marketing, operacional e financeiro da empresa, perscrutando aspectos como a concorrência, o mercado a ser atingido e a linha de produtos para comercialização. Sendo assim, o estudo se configurou com abordagem qualitativa, delineada como pesquisa aplicada em forma de plano de negócios, um estudo de caso específico para a Brasil Doces em sua abertura e desenvolvimento. O resultado desse estudo, portanto, é o próprio plano de negócios, que apresenta os pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades de mercado para a empresa familiar que pretende entrar no mercado com o risco minimizado e possibilidades de sucesso aumentadas por esse planejamento.
Abstract: The present paper mainly aimed to develop a business plan to a familiar and small company in the sector of sweets, which will be located in the city of Campina Grande – PB, covering the following specific goals: seek a general profile of the company; search for information to the elaboration of the business plan; develop marketing, operational and financial plans to the company, studying aspects such as the competitors, the market which will be reached and the product lines to commercialization. Thus, the study has a qualitative approach, outlined as an applied research in form of a business plan, a case study specific to Brasil Doces in its opening and development. The result of this study, therefore, is the proper business plan, which outlines the strengths, weaknesses, threats and market opportunities for the family company wishing to enter the market with minimized risk and increased chances of success for such planning.
Keywords: Plano de negócios
Empreendedorismo
Estratégia
Business plan
Entrepreneurship
Strategy.
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6457
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NELSON RIBEIRO JAPIASSÚ FILHO - TCC MONOGRAFIA ADMINISTRAÇÃO CH 2013.pdfNelson Ribeiro Japiassú Filho - Relatório de Estágio Administração CH 2013600.07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.