Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/646
Title: Reflexões sobre o design na educação básica a partir da Investigação da atividade de projeto como prática pedagógica: Estudo de casos com professores da educação básica.
???metadata.dc.creator???: CRUZ, Polyana Ferreira Lira da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MARIBONDO, Juscelino de Farias.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CAMPELLO, Silvio Romero Botelho Barreto.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MEDEIROS, Wellington Gomes de.
Keywords: Educação básica;Prática pedagógica;Design;Basic education;Pedagogical practice;Campina Grande - PB
Issue Date: 24-Mar-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CRUZ, P. F. L. da. Reflexões sobre o design na educação básica a partir da investigação da atividade de projeto como prática pedagógica: estudo de casos com professores da educação básica. 2017. 174 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo deste trabalho é investigar a atividade de projeto, enquanto prática pedagógica, na educação básica e no Design, visando propor reflexões acerca de possíveis potencialidades que podem ser geradas por características próprias do design e que poderiam contribuir para a aplicação desse recurso nas escolas. O método utilizado nesta pesquisa apresenta abordagem qualitativa com finalidades descritivas, onde foram utilizados como procedimentos metodológicos a pesquisa do tipo bibliográfica e pesquisa de campo do tipo ex-post facto, por meio de estudos de casos múltiplos com professores do ensino básico da cidade de Campina Grande que aplicam ou já aplicaram o projeto enquanto prática pedagógica. Os resultados mostraram que existem similaridades teóricas sobre a prática do projeto nos dois contextos investigados, porém a investigação sobre o desenvolvimento de projetos no contexto local apresentou-se distante da base teórica da educação e também do Design. Sobre o Design, considera-se uma área experiente em pesquisas sobre o objeto de estudo e observou-se que algumas das suas características particulares podem gerar habilidades e competências nos envolvidos, importantes para a educação básica no século XXI. Portanto, considera-se por meio do contexto desta pesquisa embrionária que o Design dispõe de características particulares que podem auxiliar e potencializar a prática dos projetos na educação básica no contexto local.
Keywords: Educação básica
Prática pedagógica
Design
Basic education
Pedagogical practice
Campina Grande - PB
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Outros
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/646
Appears in Collections:Mestrado em Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
POLYANA FERREIRA LIRA DA CRUZ – DISSERTAÇÃO (PPGDesign) 2017.pdf6.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.