Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6468
Title: Racionalidade e intuição na tomada de decisão: um estudo com gestores de uma rede de supermercados.
Other Titles: Rationality and intuition in decision making: a study with managers of a supermarket chain.
???metadata.dc.creator???: CLEMENTE, Andréa Gomes.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: VASCONCELOS, Ana Cecília Feitosa de
???metadata.dc.contributor.referee1???: ABRANTES, Luciene Alencar Firmo
???metadata.dc.contributor.referee2???: AMORIM, Bartira Pereira
Keywords: Processo decisório;Incerteza;Razão;Intuição;Decision-making process;Reason;Intuition;Uncertainty
Issue Date: 11-Apr-2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CLEMENTE, Andrea Gomes. Racionalidade e intuição na tomada de decisão: um estudo com gestores de uma rede de supermercados. 2014. 64 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6468
???metadata.dc.description.resumo???: Dada a complexidade que envolve o ambiente organizacional, os gestores precisam articular a sua forma de pensar e resolver problemas para que as organizações sejam mais competitivas e consiga responder as mudanças ocasionadas no ambiente organizacional. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo identificar como os gestores tomam suas decisões através da razão ou intuição em ambientes de incerteza. Trata-se de uma pesquisa descritiva conduzida sob a forma de estudo de caso, em que analisa as características quanto ao modo de tomada de decisão e estilos decisórios que os gestores utilizam no ambiente organizacional através dos instrumentos de pesquisa propostos por Guimarães (2005). Os resultados permitiram identificar que os gestores da Rede de Supermercados CompreMais demonstraram não conhecer tão profundamente as dimensões do ambiente externo e as influências que podem ocasionar em suas decisões, sendo esta a preocupação maior deste estudo, pois constatou-se que o maior desafio para os gestores nas organizações é determinar o nível de incerteza pelo qual deveriam estar preparados para assumir esses riscos em suas tomadas de decisões.
Abstract: Given the complexity involved in the organizational environment , managers need to articulate their thinking and solve problems for organizations to be more competitive and able to respond to the caused changes in the organizational environment . In this sense, this study aims to identify how managers make decisions through reason or intuition in environments of uncertainty. This is a descriptive study conducted in the form of case study , which analyzes the characteristics as to how decision-making and decision-making styles that managers use in the organizational environment through research instruments proposed by Guimarães (2005 ) . The results showed that managers of Supermarket Chain CompreMais demonstrated not know deeply the dimensions of the external environment and influences that may result in their decisions, which is the main concern of this study, it was found that the biggest challenge for managers in organizations is to determine the level of uncertainty at which they should be prepared to take these risks into their decision making.
Keywords: Processo decisório
Incerteza
Razão
Intuição
Decision-making process
Reason
Intuition
Uncertainty
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6468
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANDRÉA GOMES CLEMENTE – RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2014.pdfAndréa Gomes Clemente - Relatório de Estágio Administração CH 2014326.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.