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Title: O design para a experiência na expografia do museu: a relação entre o ambiente da exposição e a recepção do público no museu Cais do Sertão.
???metadata.dc.creator???: MEDEIROS, Marília Macedo.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Heitor de Andrade.
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: MEDEIROS, Wellington Gomes de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MELO, Alcília Afonso de Albuquerque e.
???metadata.dc.contributor.referee2???: COSTA, Filipe Campelo Xavier da.
Keywords: Expografia;Museu;Suporte Informacional;Design Experiencial;Design de Exposição;Expography;Museum;Informational Support;Experiential Design;Exhibition Design
Issue Date: 17-Feb-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MEDEIROS, M. M. O design para a experiência na expografia do museu: a relação entre o ambiente da exposição e a recepção do público no museu Cais do Sertão. 2017. 147 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa analisou a relação entre os elementos que formam o ambiente construído de uma exposição temática com características interativas, imersivas e multissensoriais em museu e a experiência vivenciada pelos usuários. A base conceitual do trabalho compreende o ambiente construído de exposição como um produto em que seus atributos tangíveis e intangíveis são determinantes na identificação pelo usuário. Sendo assim, a investigação teve o objetivo de analisar de que modo recursos como iluminação, sonorização, dispositivos digitais, cenografia etc., empregados na exposição, instauram a experiência de visita. A revisão de literatura abrangeu temas ligados ao universo do design de exposições, visando aprofundamento nas práticas projetuais e compreensão da influência do uso desses recursos na percepção que o visitante tem do espaço. Buscou-se também avançar na compreensão da experiência e destacar os fatores que interferem diretamente no contexto da experiência de visita ao museu. Metodologicamente, este é um estudo misto, no qual foi conduzido um estudo de caso no Museu Cais do Sertão, situado em Recife, Pernambuco. Esse objeto de análise permitiu investigar a percepção dos visitantes sobre a experiência de visita a esse espaço, a partir da ferramenta quantitativa desenvolvida por Packer (2015) e de como os visitantes percebem as características espaciais pela ferramenta quantitativa estabelecida por Forrest (2014). Apresenta-se também entrevistas com os projetistas a fim de se obter um aprofundamento na compreensão das decisões projetuais e auxiliar na caracterização do espaço. Os dados coletados e analisados revelam que o ambiente do Cais do Sertão promove diferentes estímulos por meio do conjunto de linguagens empregadas e desperta a possibilidade para experiências hedônicas, sensoriais e afetivas. Algumas das respostas dadas pelos visitantes convergem com a intenção do projeto de curadoria. Ademais, coaduna-se com a hipótese de Forrest (2014) de que um ambiente tido como vibrante e forte em estímulos com suporte informacional em nível adequado mantém a curiosidade e possibilita um engajamento cognitivo sem esforço, fazendo com que a experiência de visita seja interpretada pelos visitantes como satisfatória.
Abstract: This research analyzed the relationship between the elements that form the constructed environment of a thematic exhibition with interactive, immersive and multisensory characteristics in museums and the experience of the users. The conceptual base of this work understands the constructed environment of the exhibition as a product in which its tangible and intangible attributes are determined in the identification by its users. Therefore, this investigation had as a main goal to analyze how the resources such as illumination, sound, digital devices, scenography etc., employed in the exhibition environment affect the visiting experience of the museum. The literature review covered themes linked to the universe of exhibition design, highlighting the project practices and the understanding of how the use of these resources influences the perception that visitors create about the space. This research also seeks to advance the discussion and the comprehension of the experience and which of the factors interfere directly in the context of the experience of visiting the museum. This was conducted through a mixed methods structure, to investigate a case study in the Cais do Sertão Museum, situated in Recife, Pernambuco, Brazil. The museum chosen allowed us to investigate the perception of the visitors about the experience of the visit to this space, using the quantitative tool (15 dimensions of experience – PACKER, 2015) and how the visitors perceived the spacial characteristics by the quantitative tool (Perceived Atmosphere, FORREST, 2014). Also, the main group of designers and curators were interviewed in order to deepen the understanding of the project decisions and to assist in the characterization of the space. The data collected and analyzed revealed that the environment of the Cais do Sertão museum promotes different stimuli through the languages employed and quickens the possibility of hedonic, sensorial and affective experiences. It was also possible to correlate some of the answers given by the visitors with the intention of the curatorial project. Furthermore, this research agrees with Forrest (2014) in which an environment that has strong and vibrant stimuli with informational support at an adequate level to meet the curiosity and enables cognitive engagement, contributing to a satisfactory experience.
Keywords: Expografia
Museu
Suporte Informacional
Design Experiencial
Design de Exposição
Expography
Museum
Informational Support
Experiential Design
Exhibition Design
???metadata.dc.subject.cnpq???: Processos de Disseminação da Informação
Decoração
Comunicação Visual
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/647
Appears in Collections:Mestrado em Design

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MARÍLIA MACEDO MEDEIROS – DISSERTAÇÃO (PPGDesign) 2017.pdf4.45 MBAdobe PDFView/Open


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