Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6472
Title: Análise do processo de empreendedorismo social em uma organização sem fins lucrativos: um estudo de caso na AIESEC Campina Grande-PB.
Other Titles: Analysis of the social entrepreneurship process in a nonprofit organization: a case study at AIESEC Campina Grande-PB.
???metadata.dc.creator???: AGUIAR, Laísa Barbosa de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Verônica Macário de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MELO, Lúcia Silva Albuquerque de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega.
Keywords: Empreendedorismo social;Categorias de análise;Desenvolvimento local;Social entrepreneurship;Analysis categories;Local development
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: AGUIAR, Laísa Barbosa de. Análise do processo de empreendedorismo social em uma organização sem fins lucrativos: um estudo de caso na AIESEC Campina Grande-PB. 2018. 59f. (Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa trata do Empreendedorismo Social como uma saída promissora na intervenção social, a partir da análise da apresentação de uma organização sem fins como um empreendimento social. O propósito deste trabalho foi analisar o processo de empreendedorismo social através de um estudo de caso descritivo qualitativo, que teve como objeto de estudo a AIESEC Campina Grande – PB. Os indicadores utilizados para a análise foram desenvolvidos a partir da análise das categorias propostas por Godói- de-Sousa et. al. (2011): (1) oportunidades; (2) inovação; (3) autogestão; (4) valor econômico; (5) valor social, e (6) desenvolvimento sustentável. Os resultados obtidos apresentam a AIESEC Campina Grande – PB como um empreendimento social, com objetividade em desenvolver pontenciais de liderança jovem como pontencializadores do desenvolvimento social. Como um empreendimento social, a organização apresenta indicadores relevantes sobre as categorias de análise voltadas a oportunidades, inovação, valor social e desenvolvimento sustentável; sendo os indicadores voltados à autogestão e valor econômico, desafios a serem contornados.
Abstract: This research deals with Social Entrepreneurship as a promising outlet for social intervention, starting from the analysis of the presentation of a non-profit organization as a social enterprise. The purpose of this work was to measure the degree of social entrepreneurship by means of a qualitative descriptive case study, which had the AIESEC Campina Grande – PB as its study object. The markers used in the analysis were developed from the analysis of the categories proposed by Godói-de-Sousa et al. (2011): (1) opportunities; (2) innovation; (3) self-management; (4) economic value; (5) social value, and (6) sustainable development. The results gained present the AIESEC Campina Grande – PB as a social enterprise, with objectivity in developing potential young leaderships as potentiators of social development. As a social enterprise, the organization presents relevant markers on the analysis categories aimed at opportunities, innovation, social value and sustainable development; with the self-management and economic value markers being challenges to be bypassed.
Keywords: Empreendedorismo social
Categorias de análise
Desenvolvimento local
Social entrepreneurship
Analysis categories
Local development
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6472
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LAÍSA BARBOSA DE AGUIAR - TCC ADMINISTRAÇÃO 2018..pdf610.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.