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Title: Qualidade em serviços: estudo de caso da rede de Farmácias Dias.
Other Titles: Quality in services: case study of the network of Pharmacies Dias.
???metadata.dc.creator???: DANTAS, Danielle Risucci.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MARTINS, Eliane Ferreira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA, Hildegardes Santos de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Suênya Freire do Monte.
Keywords: Qualidade;Serviços prestados;Organização;Quality;Services offered;Organization
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DANTAS, Danielle Risucci. Qualidade em serviços: estudo de caso da rede de Farmácias Dias. 2009. 68 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6479
???metadata.dc.description.resumo???: As organizações estão inseridas em um mercado caracterizado por intensa competitividade o que exige que elas busquem sempre atender e superar as expectativas dos seus clientes como forma de atingir maior nível de excelência em produtos e serviços. Em torno disso, o trabalho a seguir tem como objetivo investigar exatamente as expectativas dos clientes em uma rede de farmácias na cidade de Campina Grande na Paraíba fazendo um paralelo com o desempenho nos serviços oferecidos. Para se obter tal meta, utilizou-se uma metodologia amplamente conhecida para tal fim que trata-se do Modelo SERVQUAL que toma como base cinco dimensões importantes do serviço as quais são a tangibilidade, confiabilidade, presteza, segurança e empatia. Ele busca com isso verificar a diferença entre as expectativas em relação ao serviço e o desempenho oferecido pela rede de empresas objeto do estudo em questão o que resulta em gaps, positivos ou negativos, na prestação de serviços. O instrumento permitiu analisar a opinião dos clientes trazendo à tona resultados que demonstram estar a prestação dos serviços na empresa analisada em nível de qualidade considerada boa e excelente. A empresa investe na melhoria das acomodações, na qualidade do atendimento e na variedade e qualidade dos produtos oferecidos, fatores estes que suprem as necessidades dos clientes e os tornam satisfeitos, consubstanciando assim a boa qualificação da empresa no mercado campinense.
Abstract: Organizations are embedded in a market characterized by intense competition which requires them to always attempt to meet and even exceed the expectations of its customers as a way to achieve higher level of excellence in products and services. Around that, this work aims to investigate the customers ́ expectations of a drugstore ́s network in the city of Campina Grande, Paraiba, making a parallel with the performance of the services offered. To obtain such goal, we used a methodology widely known for this purpose, the SERVQUAL model, which is based on five important service dimensions tangibility, reliability, responsiveness:, assurance and empathy. It seeks to verify the difference between the expectations of the service and the performance offered by the companies’ network under the study in question which results in positive or negative gaps in the provision of services. This instrument allowed to consider the customers views bringing up results that demonstrate the provision of services in the company analyzed to be considered in good and excellent quality levels. The company invests in the improvement of the accommodations, the quality of attention and the variety and quality of the products offered, which are factors that serve the needs of customers and make them fulfilled, confirming the good qualification of the company in the local market.
Keywords: Qualidade
Serviços prestados
Organização
Quality
Services offered
Organization
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6479
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