Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6482
Title: Cultura Organizacional como suporte de apoio a práticas informacionais na empresa Unidas Veículos.
Other Titles: Organizational Culture as a support to support informational practices at Unidas Veículos.
???metadata.dc.creator???: NASCIMENTO, Agerlane Kelly da Conceição Cândido do.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CAVALCANTI, Elmano Pontes.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LEAL, Francisco Nery.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MOREIRA, Vinicius Farias.
Keywords: Cultura Organizacional;Organizational Culture;Informação;Tecnologia da Informação;Information;Information Technology
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NASCIMENTO, Agerlane Kelly da Conceição Cândido do. Cultura Organizacional como suporte de apoio a práticas informacionais na empresa Unidas Veículos. 92 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6482
???metadata.dc.description.resumo???: As empresas encaram um cenário atual marcado por uma disputa acirrada em um ambiente cada vez mais competitivo. A informação surge como um recurso relevante para adoção de práticas proativas. Para tanto, as organizações devem estimular práticas que incentivem a utilização desse recurso tão importante, uma vez que a cultura organizacional de uma empresa pode tanto contribuir como inibir comportamentos voltados a captação, tratamento e disseminação de informações. Nesse sentido, o presente estudo aborda aspectos culturais de uma empresa revendedora de veículos comerciais assim como alguns dos seus comportamentos voltados à informação. A pesquisa teve como objetivo geral analisar até que ponto a cultura organizacional da empresa Unidas veículos contribui com a prática de atividades que incentivam a utilização da informação. Para tal foi utilizada uma metodologia descritiva e exploratória. A técnica de coleta de dados foi o questionário. O foco de estudo foi a opinião dos diretores, gerentes, supervisores e chefes da empresa. O universo foi de 14 gestores e a amostra foi representada por 13 destes. Como resultado foi percebido que a empresa realiza treinamentos para compartilhar informações, foi observado que sua cultura é apoiada em valores que contribuem para a utilização da informação pelos funcionários, é voltada ao incentivo do compartilhamento de informações, mas também foi identificado um ambiente constituído em pouca confiança para troca de informações, assim como pouca valorização dada aos funcionários envolvidos com práticas informacionais e uma cultura que não se baseia em recompensas. Entretanto, os resultados foram satisfatórios devido aos vários comportamentos verificados na empresa que facilitam e contribuem para a utilização da informação nas atividades da empresa, podendo-se concluir que existe influência da cultura organizacional para o incentivo dessas práticas informacionais.
Abstract: The companies are facing a current scenario marked by a bitter dispute in a place increasingly competitive. The information comes as a relevant resource for the adoption of proactive practices. For this, organizations should encourage practices that encourage the use of this important resource, once the organizational culture of a company can either help or inhibit behavior directed for the capture, processing and dissemination of information. In this sense, the present study examines the cultural aspects of a commercial vehicle dealership company as well as some of their behaviors directed to information. The research has as general objective the analyzing of the extent of the organizational culture of the company Unidas Veículos contributes to the practice of activities that encourages the use of information. For this, was used a descriptive and exploratory methodology. The technique of data collection was the questionnaire. The focus of study was the opinion of the directors, managers, supervisors and heads of the company. The universe was 14 managers and the sample was represented by 13 of these. As a result it was realized that the company carries out training to share information, it was observed that their culture is supported by values that contributes to the use of information by the functionaries, is intended to encourage information sharing, but also was identified a place made by little confidence for exchanging information, as the same as the little importance given to the employees involved in information practice and a culture that is not based on rewards. However, the results were satisfactory due to various behaviors found in the company that facilitate and contribute to the use of information on the activities of the company and as a conclusion can be said that has the influence of the organizational culture to encourage such informational practices.
Keywords: Cultura Organizacional
Organizational Culture
Informação
Tecnologia da Informação
Information
Information Technology
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6482
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AGERLANE KELLY DA CONCEIÇÃO CÂNDIDO DO NASCIMENTO - TCC MONOGRAFIA ADMINISTRAÇÃO CH 2009.pdfAgerlane Kelly da Conceição Cândido do Nascimento - Relatório de Estágio Administração CH 2009588.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.