Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6491
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.-
dc.contributor.advisor1IDAMARAL, M. G. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9799573547841899pt_BR
dc.contributor.referee1PEREIRA, Zildene Francisca.-
dc.contributor.referee2LIMA, Maria Janete de.-
dc.description.resumoEste trabalho monográfico foi construído com base numa investigação norteada pelos seguintes objetivos: analisar a importância e as contribuições do Estágio Supervisionado para a formação docente; destacar a importância da relação teoria e prática para a formação docente; apresentar o Estágio numa proposta de formação inicial e contínua; investigar os problemas e as dificuldades encontradas no momento da realização do Estágio; refletir sobre as vivências e experiências adquiridas durante a realização do Estágio Supervisionado. O presente trabalho buscou aporte teórico nos seguintes autores: Pimenta e Lima (2012), Barreiro e Gebran (2006), Almeida (2002), Lima (2001), Pimenta (1994), Piconez (1991), entre outros. A pesquisa realizada é do tipo exploratória. A abordagem foi do tipo qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram duas alunas graduandas do curso de Pedagogia e duas professoras graduadas em Pedagogia. O instrumento usado na coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada. O estudo realizado permitiu concluir que o Estágio é um elemento importante para o processo de formação docente, pois favorece ao futuro profissional da educação conhecer uma nova realidade, ampliando assim, sua visão de mundo e proporcionando uma reflexão crítica acerca da ação e do trabalho pedagógico desenvolvido pelos docentes nas unidades escolarespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleAs contribuições do estágio supervisionado para a formação docente.pt_BR
dc.date.issued2015-11-19-
dc.description.abstractThis monograph was built based on a research guided by he following goals: to analyze the importance and contributions of supervised internship for teacher training; highlight the importance of the relationship between theory and practice for teacher education; present the training process based on a proposal for initial and continuing formation; to investigate the problems and difficulties during the internship process; to reflect on the experiences and lessons learned during the intership execution. This study has sought theoretical support by the following authors: Pepper and Lima (2012), Barreiro and Gebran (2006), Almeida (2002), Lima (2001), Pepper (1994), Piconez (1991), among others. This is an exploratory research. The approach was qualitative. The research subjects were two graduation students of the Pedagogy course and two teacher graduated in Education. The instrument used for data collection it was a semi-structured interview. The study concluded that the internship is an important element for the teacher training process as it supports the future educational professional knowing a new reality, thus expanding their worldview and providing a critical analysis of action and pedagogical work developed by teachers in school units. Keywords: Supervised Internship. Teacher Training. Theory and practice.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6491-
dc.date.accessioned2019-09-02T10:09:36Z-
dc.date.available2019-09-02-
dc.date.available2019-09-02T10:09:36Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectProfessores- formaçãopt_BR
dc.subjectEstágio supervisionado- teoria e práticapt_BR
dc.subjectPedagogia-UFCG-CFP-Cajazeiraspt_BR
dc.subjectTeacher-trainingpt_BR
dc.subjectSupervised Internship - theory and practicept_BR
dc.subjectPedagogy-UFCG-CFP-Cajazeiraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTANA, Andrêssa Alves.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe contributions of supervised internship to teacher education.pt_BR
dc.identifier.citationSANTANA, Andrêssa Alves. As contribuições do estágio supervisionado para a formação docente. 2015. 70f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANDRESSA ALVES SANTANA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2015.pdfAndressa Alves Santana. Monografia Pedagogia. CFP 2015.500.27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.