Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6496
Title: Diversidade na escola: gênero, sexualidades e questões etnicorraciais como desafios à formação docente.
Other Titles: Diversity at school: gender, sexuality and ethnoracial issues as challenges for teacher education.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Francisca Cornélio dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: JOCA, Alexandre Martins.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FERNANDES, Dorgival Gonçalves.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BATISTA, Maria Thais de Oliveira.
Keywords: Formação de professores;Diversidade na escola;Educação - docentes;Teacher training;Diversity at school;Education - Teachers
Issue Date: 27-Sep-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Francisca Cornélio dos. Diversidade na escola: gênero, sexualidades e questões etnicorraciais como desafios à formação docente. 2016. 78f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo monográfico sobre a Diversidade na Escola: gênero, sexualidades e questões etnicorraciais como desafios à formação docente, foi realizado em uma escola da rede pública municipal de Vieirópolis - PB. Teve como objetivo investigar os saberes dos professores sobre as diversidades na escola a partir das experiências, desafios e possibilidades enfrentados no cotidiano escolar. Para isso busco identificar quais os obstáculos e possibilidades dos professores no convívio com a diversidade na escola; Refletir sobre quais as contribuições da formação docente para a abordagem da diversidade na escola e discutir qual o papel do professor frente às questões da diversidade na escola. A escolha desse tema surgiu em virtude de sua relevância nos atuais estudos sobre a educação e por ser um assunto que faz parte do dia-a-dia do ambiente escolar, como também é um tema que me interessa muito por está relacionado com meu futuro campo de trabalho. Para fundamentar essa discussão utilizei como base teórica a contribuição dos seguintes autores Junqueira (2009), Luz (2009), Meyer (2007), Joca (2008), Jovino (2006), Santos (2006), Leal (2005), Nóvoa (2002) entre outros que discutem sobre essa temática. O procedimento metodológico utilizado nesse estudo foi uma pesquisa bibliográfica e de campo. Na coleta de dados foi aplicada uma entrevista semiestruturada como instrumento, composta por seis questões direcionadas a temática. Os participantes da pesquisa foram quatro professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Diante da pesquisa pode-se concluir que a formação docente é um dos meios para a realização de uma prática que valorize as diferenças dentro e fora da escola, na qual o ambiente escolar rejeite qualquer ato de discriminação e preconceito existente. É importante destacar que todos e todas temos direitos e deveres independentes de classe social, cor, ou etnia, gênero, orientação sexual e, portanto as diversidades merecem ser valorizadas, respeitadas e aceitas em prol de uma boa convivência e da garantia do direito à educação.
Abstract: This monographic study on Diversity in School: gender, sexualities and etnicorraciais issues as challenges to teacher training was held in a school municipal network Vieirópolis - PB. We aimed to investigate teachers' knowledge about the diversity in the school from the experiences, challenges and opportunities faced in everyday school life. For this I try to identify what obstacles and possibilities of teachers in contact with diversity in the school; Reflect on which the contributions of teacher education to address the diversity in school and discuss what the role of the teacher facing the diversity of issues at school. The choice of this theme arose because of its relevance in the current studies on education and to be a subject that is part of day-to-day school environment, it is also a topic that interests me a lot of is related to my future field work. To support this argument I used as a theoretical basis the contribution of the following authors Junqueira (2009), Light (2009), Meyer (2007), Joca (2008), Jovino (2006), Santos (2006), Leal (2005), Novoa ( 2002) among others to discuss this theme. The approach used in this study was a literature and field research. Data collection was applied semi-structured interview as instrument, consisting of six questions addressed the issue. The participants were four teachers in the early years of elementary school. Before the research can be concluded that teacher training is one of the means for carrying out a practice that values differences inside and outside the school, where the school environment rejects any act of discrimination and prejudice existing. It is important to note that each and all have independent rights and duties of social class, race or ethnicity, gender, sexual orientation and therefore the differences deserve to be valued, respected and accepted for the sake of good relations and ensuring the right to education .
Keywords: Formação de professores
Diversidade na escola
Educação - docentes
Teacher training
Diversity at school
Education - Teachers
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6496
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCA CORNÉLIO DOS SANTOS. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2016.pdfFrancisca Cornélio dos Santos. Monografia Pedagogia. CFP 2016.561.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.