Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6497
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMELO, I. R. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5195494744416845pt_BR
dc.contributor.advisor1FRANCO, Célia Maria Rufino.-
dc.contributor.advisor1IDFRANCO, C.M.R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1728798138944094pt_BR
dc.contributor.advisor-co1BRITO, Leonardo Lira de.-
dc.contributor.advisor-co1IDBRITO, L. L.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3696932840476955pt_BR
dc.contributor.referee1MARTINS, Fabíola da Cruz.-
dc.description.resumoTendo em vista que os estudos apontam que a metodologia predominante no contexto do ensino de Equações Diferenciais (ED) está fortemente voltada para a resolução analítica dessas equações, podendo ser, ou não, um fator suficiente para um aprendizado adequado do conteúdo, trazemos nesse trabalho uma motivação para os estudos dessa disciplina emergente no ensino superior. Esta pesquisa, em geral, pontua todos os passos de um estudo teórico, se caracterizando como uma revisão da literatura. Apesar disso, nosso intuito em permear outras pesquisas desse campo de investigação e sintetiza-las é que a partir disso possamos apresentar possibilidades de ensino para a aprendizagem de ED. Foram estudados dois modelos que descrevem a dinâmica de crescimento de tumores, descritos pela equação de Gompertz e a equação de Verhulst. E ainda, um modelo matemático que representa a ação de um determinado tratamento que tem por finalidade estabilizar o crescimento ou diminuir a substância de drogas no corpo humano. Para isso, foi utilizado parâmetros reais desse fenômeno biológico reportados na literatura e através de uma abordagem analítico-gráfica e numérica com situações-problema exploramos suas soluções com o auxílio das mídias digitais, de modo a investigar seus reflexos na motivação para aprender. Foi possível perceber uma melhor compreensão dos conceitos de ED através de uma abordagem além da algébrica, ressaltando a importância do papel das tecnologias nesse processo, pois a partir disso pudemos também desenvolver algumas atividades do processo de modelagem matemática, como resolver, analisar e validar tais modelos, sobretudo, compreende-los através de sua aplicação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEquações Diferenciais Ordináriaspt_BR
dc.titleEnsino e aprendizagem de equações diferencias numa perspectiva motivacional: alguns modelos populacionais e aplicações.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.description.abstractConsidering that the studies indicate that the predominant methodology in the context of the teaching of Differential Equations (DE) is strongly focused on the analytical resolution of these equations, and may or may not be a sufficient factor for an adequate learning of the content, we bring in this work a motivation for the studies of this emerging discipline in higher education. This research, in general, marks all the steps of a theoretical study, characterizing itself as a review of the literature. Nevertheless, our intention to permeate other researches of this field of investigation and to synthesize them is that from this we can present teaching possibilities for the learning of ED. Two models describing the dynamics of tumor growth, described by the Gompertz equation and the Verhulst equation, were studied. Also, a mathematical model that represents the action of a certain treatment that aims to stabilize the growth or decrease the drug substance in the human body. For this, we used real parameters of this biological phenomenon reported in the literature and through an analytical-graphical and numerical approach with problem situations we explore their solutions with the aid of digital media, in order to investigate their reflexes on the motivation to learn. It was possible to perceive a better understanding of the concepts of ED through a non-algebraic approach, emphasizing the importance of the role of the technologies in this process, because from this we could also develop some activities of the mathematical modeling process, such as solving, analyzing and validating such models, especially, understand them through their application.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6497-
dc.date.accessioned2019-09-02T11:07:04Z-
dc.date.available2019-09-02-
dc.date.available2019-09-02T11:07:04Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectEquações Diferenciais Ordináriaspt_BR
dc.subjectModelagem Matemáticapt_BR
dc.subjectTecnologias Digitaispt_BR
dc.subjectDinâmica Populacionalpt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectOrdinary Differential Equationspt_BR
dc.subjectMathematical Modelingpt_BR
dc.subjectDigital Technologiespt_BR
dc.subjectPopulation Dynamicspt_BR
dc.subjectEnseñanza superior-
dc.subjectEcuaciones diferenciales común-
dc.subjectModelo matematico-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMELO, Igor Raphael Silva de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching and learning of different equations from a motivational perspective: some population models and applications.pt_BR
dc.title.alternativeEnseñanza y aprendizaje de ecuaciones diferenciales desde una perspectiva motivacional: algunos modelos poblacionales y aplicaciones.-
dc.identifier.citationMELO, Igor Raphael Silva de. Ensino e aprendizagem de equações diferencias numa perspectiva motivacional: alguns modelos populacionais e aplicações. 2018. 84fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018.pt_BR
dc.description.resumenConsiderando que los estudios indican que la metodología predominante en el contexto de la enseñanza de las Ecuaciones Diferenciales (ED) está fuertemente enfocada a la resolución analítica de estas ecuaciones, lo que puede ser o no un factor suficiente para un adecuado aprendizaje de los contenidos, presentamos este trabajo una motivación para los estudios de esta disciplina emergente en la educación superior. Esta investigación, en general, señala todos los pasos de un estudio teórico, caracterizándose como una revisión de literatura. A pesar de ello, nuestra intención de permear otras investigaciones en este campo de investigación y sintetizarlas es que a partir de ello podamos presentar posibilidades didácticas para el aprendizaje de la ED. Se estudiaron dos modelos que describen la dinámica del crecimiento tumoral, descrita por la ecuación de Gompertz y la ecuación de Verhulst. Y, sin embargo, un modelo matemático que representa la acción de un tratamiento particular que tiene como objetivo estabilizar el crecimiento o disminuir la sustancia farmacológica en el cuerpo humano. Para ello, se utilizaron parámetros reales de este fenómeno biológico reportados en la literatura y mediante un abordaje analítico-gráfico y numérico con situaciones problema exploramos sus soluciones con ayuda de medios digitales, con el fin de indagar sus reflejos en la motivación por aprender. Se pudo percibir una mejor comprensión de los conceptos de ED a través de un enfoque más allá del algebraico, enfatizando la importancia del rol de las tecnologías en este proceso, pues a partir de eso también pudimos desarrollar algunas actividades del proceso de modelación matemática, como resolver, analizar y validar dichos modelos, sobre todo, comprenderlos a través de su aplicación.-
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IGOR RAPHAEL SILVA DE MELO - TCC LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CES 2018.pdfIgor Raphael Silva de Melo - TCC Licenciatura de Matemática CES 2018843.34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.