Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6498
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUSA, J. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6474112371054520pt_BR
dc.contributor.advisor1CAMPOS, Maria de Lourdes.-
dc.contributor.advisor1IDCAMPOS, M. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7094353742486259pt_BR
dc.contributor.referee1LIRA, Rejane Maria de Araújo.-
dc.contributor.referee2BATISTA, Maria Thais de Oliveira.-
dc.description.resumoO objeto de estudo deste trabalho é a concepção de professores e alunos, acerca da avaliação da aprendizagem escolar, nos anos finais do Ensino Fundamental, de uma escola pública da zona rural de Sousa-PB. Nosso problema de pesquisa busca compreender quais os paradigmas da avaliação classificatória/mediadora? Quais práticas avaliativas são vivenciadas por professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental? Para que serve a avaliação? Quais as implicações da avaliação classificatória e os desafios da avaliação mediadora? Tendo como objetivos analisar as concepções e práticas avaliativas de professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem; caracterizar as práticas avaliativas vivenciadas por professores e alunos dos anos finais do Ensino Fundamental; identificar os instrumentos de avaliação utilizados pelos docentes dos anos finais do Ensino Fundamental; refletir sobre as práticas avaliativas dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental. Para tanto, utilizamos como aporte teórico os seguintes autores: Esteban (2008); Hoffmann (2001,2009,2012); Luckesi (2008); Lima (2005); Rabelo (2009); Santos (2005); entre outros autores, visando compreender de que maneira a avaliação é trabalhada e compreendida por professores e alunos. Quanto a metodologia empregada utilizamos a pesquisa quantitativa, com preponderância qualitativa do tipo exploratória, com o intuito de proporcionar uma maior aproximação com o objeto de estudo. Em relação aos instrumentos, utilizamos uma entrevista semiestruturada, com professores e alunos, contendo 08 (oito) questões cada. Os resultados apresentaram necessidades de mudanças, acerca das práticas avaliativas vivenciadas em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem: concepções e práticas de professores e alunos no processo ensino e aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.description.abstractThe objective of this study is the conception of teachers and students about the evaluation of school learning, in the final years of Elementary School, of a public school in the rural area of Sousa-PB. Our research problem seeks to understand the paradigms of classificatory/mediator evaluation? How do the conceptions and evaluation practices of teachers and students in the teaching and learning process in the final years of Elementary School? What is the evaluation for? Aiming to analyze the conceptions and evaluation practices of teachers and students in the teaching and learning process; characterize the evaluation practices experienced by teachers and students of the final years of Elementary School; to identify the evaluation instruments used by the teachers of the final years of Elementary School; to reflect on the evaluation practices of the teachers of the final years of Elementary School. For this purpose we use as theoretical contribution the following authors: Esteban (2008); Hoffmann (2001,2009,2012); Luckesi (2008); Lima (2005); Rabelo (2009); Santos (2005); among other authors, in order to understand how the evaluation is worked out and understood by teachers and students. Regarding the methodology used, we used the qualitative exploratory type research, in order to provide a closer approximation to the object of study. Regarding the instruments, we used the semi-structured interview, with teachers and students, containing eight (8) questions each. The results presented changes needs regarding the evaluative practices lived in the classroom.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6498-
dc.date.accessioned2019-09-02T11:18:08Z-
dc.date.available2019-09-02-
dc.date.available2019-09-02T11:18:08Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectAprendizagem - avaliação escolarpt_BR
dc.subjectFormação Aluno - avaliaçãopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectLearning assessmentpt_BR
dc.subjectLearning - school assessmentpt_BR
dc.subjectStudent Training - Evaluationpt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Jannalice Maria de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLearning assessment: conceptions and practices of teachers and students in the teaching and learning process in the final years of elementary school.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Jannalice Maria de . Avaliação da aprendizagem: concepções e práticas de professores e alunos no processo ensino e aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental. 2017. 53f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JANNALICE MARIA DE SOUSA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2017.pdfJannalice Maria de Sousa. Monografia Pedagogia. CFP 2017.413.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.