Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6500
Title: A inclusão de crianças com Síndrome de Down em uma escola municipal em Cajazeiras-PB.
Other Titles: The inclusion of Down Syndrome children in a municipal school in Cajazeiras-PB.
???metadata.dc.creator???: SOUZA, Kaline Lira de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PIRES, Aparecida Carneiro.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CUNHA, Ane Cristine Hermínio.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CORREA, Adriana M. de Souza.
Keywords: Educação inclusiva;Educação infantil;Síndrome de Down;Educação especial - crianças;Atuação profissional - educação inclusiva;Inclusive education;Child education;Down's syndrome;Special Education - Children;Professional practice - inclusive education
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUZA, Kaline Lira de. A inclusão de crianças com Síndrome de Down em uma escola municipal em Cajazeiras-PB. 2017. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: A educação Inclusiva é o processo de inclusão das pessoas que tem necessidades especiais ou algum distúrbio de aprendizagem na rede regular de ensino. Em se tratando da busca de uma sociedade inclusiva, faz-se necessário pensar em atividades de inclusão para além do ambiente escolar. Então buscando compreender esta realidade e encontrando este desafio no campo de atuação profissional, no qual apresenta uma aluna com Síndrome de Down, como objetivo geral este estudo procurou responder o seguinte problema de pesquisa: como ocorre o processo de inclusão de crianças com Síndrome de Down em uma escola de ensino regular da rede pública do município de Cajazeiras - PB, esta pesquisa buscou analisar a inclusão escolar de uma criança com Síndrome de Down no ensino regular, sendo delimitado como foco de investigação o ambiente de sala de aula do ensino fundamental. Para a coleta de dados foram utilizadas estratégias da metodologia de abordagem qualitativa, sendo que, para a obtenção de dados, a investigação recorreu às técnicas de observação e questionários aos educadores da escola. Neste contexto e com base nos objetivos específicos, optou-se por descrever a proposta de inclusão no relatar a concepção de inclusão dos profissionais diretamente envolvidos com a aluna Síndrome de Down; investigar a atuação docente no trabalho de inclusão desta criança com Síndrome de Down na rede regular de ensino. Tais contribuições foram relevantes para uma reflexão sobre o processo inclusivo, considerando suas limitações e possibilidades. Os resultados apontaram que a inclusão desta criança é idealizada pela escola, mas sua realização depende de uma ressignificação do sistema escolar e principalmente da compreensão de inclusão escolar concebida pelos profissionais da educação. A intenção desta pesquisa não é somente apresentar uma crítica ao modelo de inclusão estudado, mas oferecer subsídios que contribuam para sua efetivação.
Abstract: Inclusive education is the process of including people with special needs or some learning disorder in the regular network of education. When it comes to the search for an inclusive society, it is necessary to think about inclusion activities beyond the school environment. In order to understand this reality and to meet this challenge in the field of professional performance, in which she presents a student with Down Syndrome, as a general objective, this study sought to answer the following research problem: how does the process of inclusion of children with Down's Syndrome in a regular school of the public network of the municipality of Cajazeiras-PB, this research sought to analyze the school inclusion of a child with Down Syndrome in regular education, being delimited as a research focus the environment of the classroom of elementary school. For the collection of data, strategies of the methodology of qualitative approach were used, and to obtain data, the research used observation techniques and questionnaires to school educators. In this context and based on the specific objectives, it was chosen to describe the proposal of inclusion in the report on the inclusion conception of the professionals directly involved with the student Down Syndrome; to investigate the teaching performance in the work of inclusion of this child with Down Syndrome in the regular network of education. These contributions were relevant to a reflection on the inclusive process, considering its limitations and possibilities. The results pointed out that the inclusion of this child is idealized by the school, but its realization depends on a re-signification of the school system and especially on the concept of school inclusion conceived by education professionals. The intention of this research is not only to present a critique to the model of inclusion studied, but to offer subsidies that contribute to its effectiveness.
Keywords: Educação inclusiva
Educação infantil
Síndrome de Down
Educação especial - crianças
Atuação profissional - educação inclusiva
Inclusive education
Child education
Down's syndrome
Special Education - Children
Professional practice - inclusive education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6500
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KALINE LIRA DE SOUZA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2017.pdfKaline Lira de Souza. Monografia Pedagogia. CFP 2017.294.38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.