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dc.creator.IDSCHERER, D.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9876878380575511pt_BR
dc.contributor.advisor1VIEIRA, Maria de Fátima Queiroz.-
dc.contributor.advisor1IDVIEIRA, M. F. Q.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1459797138770378pt_BR
dc.contributor.referee1VIDAL, Mário Cesar Rodriguez.-
dc.contributor.referee2COSTA, Evandro de Barros.-
dc.contributor.referee3LULA JÚNIOR, Bernardo.-
dc.contributor.referee4PERKUSICH, Ângelo.-
dc.description.resumoA análise de acidentes e incidentes é essencial para o estudo do erro humano e para proposição de formas de prevenção. A pesquisa sobre o erro humano trata essencialmente a classificação do erro e a identificação da relação entre um erro ocorrido e a atividade do ser humano que o ocasionou. Na literatura são encontradas diversas propostas de métodos e taxonomias para categorizar erros. Entretanto, observou-se que estes métodos não são adequados para apoiar a análise e compreensão das circunstâncias que cercam a ocorrência do erro. Para tanto é necessário associar aos métodos, além de ontologias e taxonomias a seqüência de tomada de decisão que resultou no erro e um mapeamento da inter-relação entre os elementos associados ao erro. O trabalho apresentado neste documento discorre sobre o estudo do erro humano no contexto da operação de sistemas elétricos. Para tanto são discutidas as categorizações e taxonomias encontradas na literatura, buscando relacioná-las com as etapas da seqüência de tomada de decisão do usuário, que podem resultar no erro. O estudo se apóia em um corpus de relatórios que descreve acidentes e incidentes ocorridos na operação de sistemas elétricos em uma empresa do setor elétrico. Para compreender as causas do erro é também considerada uma descrição do perfil de usuário, a qual abrange tanto aspectos objetivos quanto cognitivos do usuário, associada a uma descrição do contexto de trabalho. O contexto de trabalho e o perfil do operador são descritos a partir da taxonomia proposta neste trabalho, a qual foi validada a partir da análise de um novo corpus de relatórios de acidentes, da mesma empresa. A investigação da relação entre o contexto de trabalho, o perfil do operador, e a ocorrência do erro foi feita a partir de um conjunto de hipóteses com base na representação dos acidentes em mapas conceituais. Os resultados alcançados consistem na sistematização de um processo de análise de relatórios de erros ocorridos na operação de um sistema elétrico e na comprovação de um conjunto de hipóteses formuladas sobre a relação entre o contexto de trabalho, o comportamento do operador e a ocorrência do erro, em ambientes de automação de subestações elétricas, com base na análise dos corpora de estudo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Elétrica-
dc.titleInvestigação da relação entre o contexto de trabalho, o comportamento do operador e a ocorrência do erro, em ambientes de automação de subestações elétricas.pt_BR
dc.date.issued2010-09-
dc.description.abstractThe analysis of accidents and incidents is essential for the study of human error and to propose ways of prevention. The research on the human error is focused on the classification of the error and on identifying the relationship between the error and the human activity that caused it. The literature on this subject proposes methods and taxonomies for categorizing errors, however, these methods are not adequate to support the analysis and understanding of the circumstances surrounding the error. For this it is necessary to combine methods, ontologies and taxonomies to the decision making sequence that resulted in the error, added to the mapping of the interrelationship between the elements associated with the error. The work presented in this document deals with the human error study specifically in the context of electric systems operation. It discusses the error categorizations and taxonomies found in the literature, in an attempt to relate those with the steps of the human decision sequence that might lead into error. The study is based on a corpus of reports that describe accidents and incidents which happened during the operation of electric systems in a company belonging to the electric systems market in Brazil. In order to understand the error causes it is also needed a user profile that contains both objective and cognitive aspects associated to the work context description. Both the work context and the user profile are described with the proposed taxonomy, which was validated by its use during the analysis of a second corpus of error reports, originated in the same company. The text also presents a tool designed to support the application of the proposed taxonomy when reporting and analyzing accidents and incidents in the operation of electrical systems. The investigation of the relationship between work context, user profile and the error, was performed by verifying a set of hypothesis using conceptual maps. The achieved results consist on the proposal of a process to be employed in the analysis of error reports in the domain of electric system operation, and the proving of hypothesis relating work context, operator behaviour and error incidence, in automated electric substations, based on the corpora of study.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6501-
dc.date.accessioned2019-09-02T11:43:50Z-
dc.date.available2019-09-02-
dc.date.available2019-09-02T11:43:50Z-
dc.typeTesept_BR
dc.subjectInterface Homem-máquina-
dc.subjectOperação de Sistemas Elétricos - Erro Humano-
dc.subjectTaxonomia-
dc.subjectOntologias-
dc.subjectTomada de Decisão do Usuário-
dc.subjectContexto de Trabalho-
dc.subjectPerfil do Operador-
dc.subjectProcesso de Análise de Relatórios de Erros - Sistematização-
dc.subjectSistema elétrico-
dc.subjectSubestações Elétricas - Ambientes de Automação-
dc.subjectMan-machine Interface-
dc.subjectElectrical Systems Operation - Human Error-
dc.subjectTaxonomy-
dc.subjectOntologies-
dc.subjectUser Decision Making-
dc.subjectWork Context-
dc.subjectOperator Profile-
dc.subjectError Reporting Analysis Process - Systematization-
dc.subjectElectrical System-
dc.subjectElectrical Substations - Automation Environments-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSCHERER, Daniel.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeInvestigation of the relationship between work context, operator behavior and error occurrence in electrical substation automation environments.pt_BR
dc.identifier.citationSCHERER, Daniel. Investigação da relação entre o contexto de trabalho, o comportamento do operador e a ocorrência do erro, em ambientes de automação de subestações elétricas. 2010. 159f. (Tese de Doutorado em Engenharia Elétrica), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba Brasil, 2010.pt_BR
Appears in Collections:Doutorado em Engenharia Elétrica.

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