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dc.creator.IDSOUZA, M. P. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9948702476593423pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, José Amiraldo Alves da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, José Amiraldo Alves.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5948365562113510pt_BR
dc.contributor.referee1CAMPOS, Maria de Lourdes.-
dc.contributor.referee2LIMA, Maria Janete de.-
dc.description.resumoO presente trabalho monográfico discute a organização do contexto familiar e suas implicações no processo ensino-aprendizagem, buscando investigar como ocorre sua participação nas ações desenvolvidas pela instituição escolar, a fim de identificar se existe diferença na aprendizagem dos alunos de diferentes formações familiares. O interesse em estudar essa temática surgiu durante o Estágio Supervisionado em Educação Infantil, tendo se intensificado após a atuação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, ao observar o afastamento entre as famílias e a escola, e por identificar um contato mínimo entre as instituições para pensar a aprendizagem de alunos oriundos de formações familiares diversas. O locus da pesquisa foi uma escola municipal da cidade de Cajazeiras-PB. O estudo foi realizado a partir de uma pesquisa bibliográfica e de uma pesquisa de campo, do tipo descritivo, numa abordagem qualitativa a fim de alcançar os objetivos propostos no trabalho. O instrumento utilizado na coleta dos dados foi uma entrevista semiestruturada, com a participação de 5 sujeitos, sendo três profissionais da educação e dois familiares. Em relação aos resultados obtidos, observou-se que todos os sujeitos reconhecem a importância do contato entre família e escola, embora ainda existam dificuldades em inserir a família nas decisões da escola, tendo em vista a falta de conhecimentos relativos às formas de participação nos destinos da escola, sobre a constituição dos novos arranjos familiares e a falta de investimentos das politicas públicas para que essas ações desenvolvidas pela escola possam melhorar o processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA organização do contexto familiar e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.date.issued2018-07-19-
dc.description.abstractThis monograph discusses the organization of the family context and its implications in the teaching-learning process, also investigating family participation in actions developed by the school institution, in order to identify if there is a difference in the learning of students from different family backgrounds. The interest on this theme arose during the Supervised Internship in Early Childhood Education, what was intensified after working in the Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships), observing the distance between families and school, and identifying a minimum contact between these both institutions to think about students learning from diverse family backgrounds. The research locus was a municipal school in the city of Cajazeiras-PB. This study was carried out from a bibliographical research and a field research, of descriptive type, in a qualitative approach in order to reach its proposed objectives. The instrument used for data collection was a semi-structured interview, which 5 subjects answered, three education professionals and two family members. Regarding the obtained results, it was observed that all the subjects see as important the interaction between family and school, although there are still difficulties in inserting family in school decisions, due to the lack of knowledge regarding ways of participation in the courses of the school, about the constitution of new family arrangements and the lack of investments of public policies so that these actions developed by school can improve the teaching-learning process.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6521-
dc.date.accessioned2019-09-02T14:24:55Z-
dc.date.available2019-09-02-
dc.date.available2019-09-02T14:24:55Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectArranjos familiarespt_BR
dc.subjectRelação família-escolapt_BR
dc.subjectEnsino- aprendizagempt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectFamily arrangementspt_BR
dc.subjectFamily-school relationshippt_BR
dc.subjectTeaching- Learningpt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUZA, Maria Paloma Sampaio de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe organization of the family context and its implications for the process of teaching-learning.pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Maria Paloma Sampaio de. A organização do contexto familiar e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem. 2018. 45 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

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MARIA PALOMA SAMPAIO DE SOUZA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2018.pdfMaria Paloma Sampaio de Souza. Monografia Pedagogia. CFP 2018.373.8 kBAdobe PDFView/Open


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