Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6523
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SANTOS, Elzanir dos.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, Elzanir dos.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6308741288364583pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, Risomar Alves dos.-
dc.contributor.referee2BORBA, Valéria Maria de Lima.-
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como foco a trajetória acadêmica de ex-monitoras do curso de Pedagogia do CFP, quanto às influências em seu desempenho acadêmico. Os objetivos específicos foram: caracterizar as motivações das monitoras para ingressar na monitoria; identificar as possíveis dificuldades enfrentadas pelos estudantes na monitoria, assim como as estratégias desenvolvidas para superá-las; apreender como os sujeitos avaliam seu desempenho na monitoria. Alguns teóricos embasaram este estudo dentre eles: Charlot, (2000),Elias (2004), Severino(2007), Zabalza (1994) dentre outros. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, (Auto) biográfica, tendo como instrumento para a coleta de dados a entrevista na modalidade “história de vida temática”. A pesquisa foi realizada no período de 2013.2. Os entrevistados foram quatro ex-monitoras do curso de Pedagogia. As analises dos dados permitiram verificar alguns dos motivos que levaram as ex-monitoras a ingressar na monitoria, dentre os quais influências de professores e necessidades financeiras; quanto às possíveis dificuldades enfrentadas foram citadas conciliação entre estudo, monitoria e emprego, a timidez, à intensificação de leituras. Dentre as estratégias para superar tais dificuldades foram elencadas organização de tempo, envolvimento maior com leituras referentes às disciplinas, construção de laços de amizade com as turmas em que exerciam a monitoria. Quanto às atividades desenvolvidas na monitoria, mencionaram a orientação de alunos, estudos dirigidos, produção de resenhas e artigos. Com relação ao trabalho do orientador foi citado, a orientação de estudos de textos e de trabalhos a serem realizados em sala de aula. Acrescentam que a monitoria favoreceu a apropriação de conhecimentos, motivação para apresentação de trabalhos em congresso, autoconfiança para participar das aulas da disciplina em que eram monitora. Portanto, concluiu-se que as ex-monitoras avaliam positivamente as influências nos projetos profissionais, almejando inclusive, a formulação de projetos acadêmicos futuros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleTrajetória acadêmica de ex-monitores do curso de pedagogia do CFP: as influências da monitoria na formação acadêmica.pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.description.abstractThis research focuses on the academic career of former monitors the pedagogy course the CFP, as the influences on their academic performance. The specific objectives are: to characterize the motivations of monitors to join the monitoring; identify possible difficulties faced by students in monitoring, as well as the strategies developed to overcome them; learning how ex-monitors evaluate the influences of participation for monitoring their academic performance. Some theorists based this study including: Bourdieu (...), Charlot (2000), Josso (2004), Libanius (1994), Severino (2007), among others. The methodology used was a qualitative research approach in the field of thematic stories of life, four interviews with former monitors pedagogy courses were held. The analysis of data has shown the reasons that led the former to join the monitoring monitors, among which influences teachers and financial need, as to possible difficulties reconciling study, monitoring and employment, shyness, for greater were cited readings. Among the strategies to overcome these difficulties organizing time, greater engagement with readings related to the discipline, build friendships were listed. As for the activities developed, mentioned the guidance of students, studies directed production of reviews and articles. Regarding the work of the advisor was quoted, the orientation of studies of texts, and also in the activities to be performed in the classroom. Regarding the evaluation addressed the ownership of readings, motivation to present papers in conferences, confidence to participate orally school discipline. About contribution makes the interest to the pursuit of knowledge, resourcefulness participation in the classes. Therefore, it was concluded that the former monitors positively evaluate the influences of monitoring for their academic performance, allowing even the formulation of future academic projects.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6523-
dc.date.accessioned2019-09-02T14:45:21Z-
dc.date.available2019-09-02-
dc.date.available2019-09-02T14:45:21Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectTrajetóriapt_BR
dc.subjectEx-monitorespt_BR
dc.subjectFormação acadêmicapt_BR
dc.subjectTrajectorypt_BR
dc.subjectFormer monitorspt_BR
dc.subjectAcademic trainingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Lucineia dos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAcademic trajectory of former monitors of the CFP pedagogy course: the influences of monitoring on academic formation.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Lucineia dos. Trajetória acadêmica de ex-monitores do curso de pedagogia do CFP: as influências da monitoria na formação acadêmica. 2014. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCINEIA DOS SANTOS. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2014.pdfLucinéia dos Santos. Monografia Pedagogia. CFP 2014.271.43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.