Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6525
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SANTIAGO, Stella Márcia de Morais.-
dc.contributor.advisor1IDSANTIAGO, Stella M. de M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1977726452183817pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA, Débia Suênia da Silva.-
dc.contributor.referee2FEITOSA, Belijane Marques.-
dc.description.resumoO presente estudo Diversidade étnico-racial: um olhar com base na prática docente foi realizado com o objetivo de analisar a prática docente de educadoras de uma escola pública municipal situada na cidade de São João do Rio do Peixe, com relação a temática da diversidade racial na escola. Para a fundamentação teórica e análise foram utilizados/as os/as seguintes autores/as: GOMES (2008); SILVA (2009); RODRIGUES (2007); MUNANGA (2005); SACRISTÁN (2000); entre outros. A metodologia empreendida para bem fazer a análise dos dados coletados, através da aplicação de um questionário com 18 perguntas semiestruturadas, foi o estudo de campo, por se tratar da análise de elementos pertencentes a um grupo de 08 participantes, todas lecionando no ensino fundamental I, de uma mesma escola. Os resultados demonstraram que, mesmo estando a 11 anos da implantação da Lei 10.639/03, pouco ainda tem sido as ações pedagógicas realizadas com a temática étnico-racial nas escolas. Assim, o estudo demonstra que há muito a ser construído no espaço escolar, para que atitudes preconceituosas e racistas estejam cada vez menos presentes no nosso cotidiano escolar e social. Contudo, espera-se que este trabalho possa contribuir para disseminar a necessidade de efetivação de discussões em torno das questões étnico-raciais nas escolas, bem como da Lei n° 10.639/03, como parte integrante do trabalho pedagógico de professores/as.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleDiversidade étnico-racial: um olhar sobre a prática docente no município de São João do Rio do Peixe - PB.pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.description.abstractThe present study ethno-racial diversity: A look based on teaching practice was conducted with the objective of analyze the teaching practice of educators of a public school located in the town of São João do Rio do Peixe, in relation the thematic of racial diversity in school. For the theoretical foundation and analysis were used the following authors: SILVA (2009); RODRIGUÊS (2007); MUNANGA (2005); Giddens2012.The methodology undertaken for well make the analysis of data collected through application of a questionnaire with…. semistructured questions, was the field study, because it is the analysis of elements belonging to a group of 08 participants, all teaching at the elementary school level I, in the same school. The results showed that even being the 11 years of implementation of Law 10.639/03,little has still been the pedagogics actions performed with the ethnic-racial thematic in schools. Thus, the study demonstrates that there is much to be built in the school space, so that prejudiced and racist attitudes are increasingly less present in our school and everyday social life. However, it is expected that this work can to contribute to awareness the need of effectuation of discussions around ethnic and racial issues in schools, as well as of Law nº 10.639/03,as part of the pedagogical work of teachers.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6525-
dc.date.accessioned2019-09-02T14:58:57Z-
dc.date.available2019-09-02-
dc.date.available2019-09-02T14:58:57Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectDiversidade étnico-racialpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectEthnic-racial diversitypt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectTeaching Practicept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Luana Maciel de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEthnic-Racial Diversity: A Look at Teaching Practice in the municipality of São João do Rio do Peixe - PB.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Luana Maciel de. Diversidade étnico-racial: um olhar sobre a prática docente no município de São João do Rio do Peixe - PB. 2014. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUANA MACIEL DE SOUSA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2014.pdfLuana Maciel de Sousa. Monografia Pedagogia CFP 2014.393.63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.