Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6532
Title: Cuidar e educar para professores(as) e monitores(as) das creches municipais da cidade de Cajazeiras-PB.
Other Titles: Caring and educating teachers and monitors of the day care centers of the city of Cajazeiras-PB.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Jaffna Suyane Abrantes.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOARES, Luisa de Marillac Ramos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALBUQUERQUE, Tiago Paz e.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, Débia Suênia da Silva.
Keywords: Educação infantil;Creche;Crianças - desenvolvimento;Práticas docentes;child education;Nursery;Children - development;Teaching Practices
Issue Date: 20-Oct-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Jaffna Suyane Abrantes. Cuidar e educar para professores(as) e monitores(as) das creches municipais da cidade de Cajazeiras-PB. 2016. 72f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo monográfico sobre “Cuidar e Educar para professores(as) e monitores(as) das creches municipais da cidade de Cajazeiras - PB”, teve como público alvo 40 professores/monitores de cinco creches da rede pública municipal de Cajazeiras. Nele, objetivou-se, de forma geral, apreender e analisar como os professores/monitores compreendem o Cuidar e Educar na creche e, de forma específica, conhecer as etapas que compõem o trabalho do professor/monitor da Creche, identificar as práticas pedagógicas que envolvem o Cuidar e o Educar e verificar se existe dissociação entre o Cuidar e Educar no processo educativo das creches. Para fundamentar essa discussão, utilizou-se como base teórica a contribuição dos seguintes autores: Pedrosa (2012), Garanhani, (2010), Freire (2006), Soares (2011), Kramer (2005), Craidy e Kaercher, (2001), entre outros que discutem sobre essa temática. O procedimento metodológico utilizado nesse estudo foi: pesquisa de campo; entrevista semiestruturada com as gestoras das creches; questionário sociodemográfico, o Teste de Associação Livre de Palavras e entrevista semiestruturada, composta por cinco questões, realizado com professores e monitores das creches. Diante da pesquisa, pode-se concluir que o Cuidar e o Educar são processos indissociáveis e importantes para o desenvolvimento infantil. Tais processos são fundamentais para a realização de uma prática consciente e comprometida com o bem-estar e crescimento das crianças. É necessário destacar que ainda existe, no pensamento dos monitores e professores, uma dissociação entre o Cuidar e o Educar na educação infantil, portanto, percebe-se uma necessidade de ampliar os estudos em relação a essa temática, de modo que os profissionais da educação infantil compreendam melhor a relação entre esses dois processos.
Abstract: This monographic study on "Care and Education for teachers (as) and monitors (as) the municipal nursery schools in Cajazeiras - PB", had as target 40 teachers / instructors five kindergartens municipal public network Cajazeiras. It aimed to, in general, seize and analyze how teachers / instructors understand the Care and Education in day care and, specifically, so know the steps that make up the work of the teacher / monitor Creche, identify pedagogical practices involve Care and Educate and see if there is dissociation between Care and Educate the educational process of creches. To support this argument, it was used as a theoretical basis the contribution of the following authors: Pedrosa (2012), Garanhani, (2010), Freire (2006), Soares (2011), Kramer (2005), Craidy and Kaercher, (2001) among others to discuss this theme. The approach used in this study was: field research; semistructured interview with the management of kindergartens; sociodemographic questionnaire, the Free Association Test words and semistructured interviews, consisting of five questions, held with teachers and monitors of kindergartens. Given the research, it can be concluded that the care and education are inseparable and important processes for child development. These processes are essential to the realization of a conscious and committed practice with the welfare and growth of children. It should be noted that there is still, in the minds of monitors and teachers, a decoupling of Care and Education in early childhood education, so we can see a need to expand the studies in relation to this issue, so that education professionals children better understand the relationship between these two processes.
Keywords: Educação infantil
Creche
Crianças - desenvolvimento
Práticas docentes
child education
Nursery
Children - development
Teaching Practices
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6532
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JAFFNA SUYANE ABRANTES SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2016.pdfJaffna Suyane Abrantes Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2016. 615.46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.