Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6535
Title: Práticas de alfabetização e letramento em escolas da rede pública do município de Cajazeiras - PB.
Other Titles: Literacy and literacy practices in public schools in the municipality of Cajazeiras - PB.
???metadata.dc.creator???: BATISTA, Susy Soares.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MACHADO, Viviane Guidotti.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUSA, Roziliene Lopes de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PIRES, Aparecida Carneiro.
???metadata.dc.contributor.referee3???: DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
Keywords: Alfabetização;Letramento;Ensino Fundamental;Prática de Alfabetização;Literacy;Elementary School;Practice of Literacy;Literacy
Issue Date: 18-Jun-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BATISTA, Susy Soares.Práticas de alfabetização e letramento em escolas da rede pública do município de Cajazeiras-PB. 2019. 46f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo teve como finalidade compreender como as práticas de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental são relevantes para o desenvolvimento do aluno, tendo em vista a importância da alfabetização no avanço escolar do aluno. Desta forma a pesquisa objetivou investigar como as práticas de professores da rede pública do município de Cajazeiras PB, auxiliam os alunos no processo de alfabetização. Para tanto, foi realizado inicialmente um levantamento bibliográfico, no qual se pôde contar com as contribuições de autores como: Soares (1998 e 2013), Cagliari (2007), Ferreiro (1995 e 1996), Ferreiro e Teberosky (1999), Freire (2006), Carvalho, (2015) e alguns documentos legais referentes a educação brasileira: LBD,(1996); BNCC (2017) e o PNAIC (2017). Em seguida, foi realizada uma pesquisa de campo, numa abordagem qualitativa, com 02 (duas) professoras do 1º ano e 01 (uma) professora do 2º ano do Ensino Fundamental, de duas escolas públicas, sendo uma estadual e uma municipal do município de Cajazeiras- PB, para que se pudesse compreender como a organização das práticas de professores da rede pública do município é preparada para auxiliar os alunos no processo de alfabetização. As professoras entrevistadas participaram de uma entrevista relacionada à temática, expressando suas concepções e práticas de alfabetização, destacando a importância dessa fase para os alunos, elas também foram observadas nas suas práticas em sala de aula, na busca de confrontar o pensamento com a prática. Os resultados apontam que ainda existem muito que se fazer em relação a prática de alfabetização, que os alunos não estão sendo alfabetizados de acordo com a lei atual, quando discorre que o aluno deve ser alfabetizado até o final do 2º ano do ensino fundamental.
Abstract: The aim of this work is understand how important is the reading and writing process in the begging of school years to develop the students‟ abilities in order to show the student‟s school improvement significance in alphabetization. The present research has the main goal to investigate how the teachers‟ methods in public schools in Cajazeiras City–PB are helping boys and girls in school-age in learning process. With this purpose, it was performed a bibliographic collecting facts which it was considered some authors publications. For instance: Soares (1998 e 2013), Cagliari (2007), Ferreiro (1995 e 1996), Ferreiro e Teberosky (1999), Freire (2006), Carvalho (2015) and some legal documents regarding Brazilian education: LDB (1996), BNCC (2017) e o PNAIC (2017). Following this, a field research was accomplished using a qualitative approach with two teachers, one from the First Grade and the other from Second Grade in two public schools one is a State School and the other is Municipal in Cajazeiras City-PB, in order to comprehend how the teachers in public school organize themselves to guidance the students in the learning process. The teachers have participated in an interview connected with the subject we discussed. They expressed their ideas, plans and actions in alphabetization process, they highlighted the value of this stage. The teachers were watched giving class in effort to compare the thinking and the practice. The results point out that there is so much to do in the learning process, and the students are not being learning how to write and read according to the actual law which shows one student should be able to read and write until the end of Second Grade of Elementary School.
Keywords: Alfabetização
Letramento
Ensino Fundamental
Prática de Alfabetização
Literacy
Elementary School
Practice of Literacy
Literacy
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6535
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SUSY SOARES BATISTA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2019.pdfSusy Soares Batista. Monografia Pedagogia. CFP 2019. 471.94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.