Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6536
Title: Formação, saberes e prática pedagógica dos docentes da educação infantil.
Other Titles: Training, knowledge and pedagogical practice of teachers of early childhood education.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Janayna Queiroga dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, José Amiraldo Alves da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CAMPOS, Maria de Lourdes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
Keywords: Formação docente;Educação infantil;Saberes e práticas pedagógicas;Teacher training;child education;Pedagogical knowledge and practices
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Janayna Queiroga dos. Formação, saberes e prática pedagógica dos docentes da educação infantil. 2014. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: Neste presente estudo, buscou-se investigar a formação e a prática pedagógica dos professores de Educação Infantil, bem como identificar os diferentes saberes presentes na prática, a fim de constatar se os saberes teóricos adquiridos no percurso da formação são incorporados à ação docente visando a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Essa temática foi escolhida com o propósito de ampliar a compreensão sobre os saberes e encontrar subsídios que auxiliasse a prática pedagógica. O lócus da pesquisa foi uma escola particular da cidade de Sousa- PB. O estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica fundamentada nas contribuições teóricas de autores como Tardif (2007), Oliveira (2008), Pimenta (2005), entre outros, que discutem a formação docente, os saberes e a prática pedagógica, além de uma pesquisa de campo do tipo descritiva numa abordagem qualitativa. Para coleta das informações necessárias à investigação do objeto de estudo, utilizou-se como procedimento, uma entrevista semi-estruturada aplicada com 03 (três) docentes de Educação Infantil. Os resultados obtidos durante a investigação mostraram que os docentes veem a necessidade de constante aquisição de novos saberes e, consequentemente, de incorporação desses saberes à sua prática pedagógica, para que possam desenvolver as habilidades e competências necessárias à atuação como profissionais da educação. Enfatizam também, a necessidade da formação continuada e da reflexão sobre a prática, como necessárias à sua preparação como formadores de seres humanos.
Abstract: In this study, we wanted to characterize the formation and the pedagogical practice of the Childhood Education teachers, as well as identify different knowledge present in this practice, in order to determine the theoretical knowledge acquired in the course of training are actually incorporated into the teaching activities aiming the improvement of the teaching-learning process. This theme was chosen in order to broaden the understanding of the knowledge and find grants to assist the pedagogical practice. The research locus was a private school in Sousa- PB. The study was developed through a literature grounded in important theoretical based on contributions from authors such as Tardif (2007), Oliveira (2008), Pimenta (2005), and others, that discusses the teaching formation,the knowledges, and the teaching practice , as well as a field research of a qualitative descriptive approach. To collect the information needed to research the object of study, the procedure was used as a semi-structured interviews with 03 (three) teachers of Childhood Education. The results obtained during the investigation showed that teachers see the need for constant acquisition of new knowledge and, consequently, the incorporation of this knowledge to their Pedagogical practice so that they can develop the skills and competencies required to work as education professionals. They also emphasize the need for continued education and reflection on practice as necessary for its preparation as trainers of human beings.
Keywords: Formação docente
Educação infantil
Saberes e práticas pedagógicas
Teacher training
child education
Pedagogical knowledge and practices
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6536
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JANAYNA QUEIROGA DOS SANTOS. TCC. LICENCIATURA EM PEDAGOGIA.2014.pdfJanayna Queiroga dos Santos. TCC. Licenciatura em Pedagogia.2014. 595.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.