Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6536
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SILVA, José Amiraldo Alves da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, José Amiraldo Alves.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5948365562113510pt_BR
dc.contributor.referee1CAMPOS, Maria de Lourdes.-
dc.contributor.referee2ARAÚJO, Edinaura Almeida de.-
dc.description.resumoNeste presente estudo, buscou-se investigar a formação e a prática pedagógica dos professores de Educação Infantil, bem como identificar os diferentes saberes presentes na prática, a fim de constatar se os saberes teóricos adquiridos no percurso da formação são incorporados à ação docente visando a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Essa temática foi escolhida com o propósito de ampliar a compreensão sobre os saberes e encontrar subsídios que auxiliasse a prática pedagógica. O lócus da pesquisa foi uma escola particular da cidade de Sousa- PB. O estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica fundamentada nas contribuições teóricas de autores como Tardif (2007), Oliveira (2008), Pimenta (2005), entre outros, que discutem a formação docente, os saberes e a prática pedagógica, além de uma pesquisa de campo do tipo descritiva numa abordagem qualitativa. Para coleta das informações necessárias à investigação do objeto de estudo, utilizou-se como procedimento, uma entrevista semi-estruturada aplicada com 03 (três) docentes de Educação Infantil. Os resultados obtidos durante a investigação mostraram que os docentes veem a necessidade de constante aquisição de novos saberes e, consequentemente, de incorporação desses saberes à sua prática pedagógica, para que possam desenvolver as habilidades e competências necessárias à atuação como profissionais da educação. Enfatizam também, a necessidade da formação continuada e da reflexão sobre a prática, como necessárias à sua preparação como formadores de seres humanos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleFormação, saberes e prática pedagógica dos docentes da educação infantil.pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.description.abstractIn this study, we wanted to characterize the formation and the pedagogical practice of the Childhood Education teachers, as well as identify different knowledge present in this practice, in order to determine the theoretical knowledge acquired in the course of training are actually incorporated into the teaching activities aiming the improvement of the teaching-learning process. This theme was chosen in order to broaden the understanding of the knowledge and find grants to assist the pedagogical practice. The research locus was a private school in Sousa- PB. The study was developed through a literature grounded in important theoretical based on contributions from authors such as Tardif (2007), Oliveira (2008), Pimenta (2005), and others, that discusses the teaching formation,the knowledges, and the teaching practice , as well as a field research of a qualitative descriptive approach. To collect the information needed to research the object of study, the procedure was used as a semi-structured interviews with 03 (three) teachers of Childhood Education. The results obtained during the investigation showed that teachers see the need for constant acquisition of new knowledge and, consequently, the incorporation of this knowledge to their Pedagogical practice so that they can develop the skills and competencies required to work as education professionals. They also emphasize the need for continued education and reflection on practice as necessary for its preparation as trainers of human beings.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6536-
dc.date.accessioned2019-09-02T15:48:12Z-
dc.date.available2019-09-02-
dc.date.available2019-09-02T15:48:12Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectSaberes e práticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectchild educationpt_BR
dc.subjectPedagogical knowledge and practicespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Janayna Queiroga dos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTraining, knowledge and pedagogical practice of teachers of early childhood education.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Janayna Queiroga dos. Formação, saberes e prática pedagógica dos docentes da educação infantil. 2014. 61f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JANAYNA QUEIROGA DOS SANTOS. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2014.pdfJanayna Queiroga dos Santos. Monografia Pedagogia. CFP 2014.364.46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.