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Title: Conhecimento local de plantas medicinais da caatinga: práticas de ensino voltadas à conservação florística em uma escola pública do Município de Cuité (PB).
Other Titles: Local knowledge of medicinal plants of Caatinga: teaching practices focused on floristic conservation in a public school in Cuité (PB).
Saber local de las plantas medicinales de la caatinga: prácticas de enseñanza dirigidas a la conservación florística en una escuela pública de la ciudad de Cuité (PB).
???metadata.dc.creator???: LAMARTINE, Cileide Domingos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MEDEIROS, Maria Franco Trindade.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Kiriaki Nurit.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Carlos Alberto Garcia.
Keywords: Conservação;Domínio caatinga;Etnobotânica;Conservation;Domain Caatinga;Ethnobotany;Conservación
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LAMARTINE, Cileide Domingos. Conhecimento local de plantas medicinais da caatinga: práticas de ensino voltadas à conservação florística em uma escola pública do Município de Cuité (PB). 2018. 62 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: Caatinga, único domínio cujas delimitações estão inteiramente restritas ao território brasileiro, possui vegetação relevante em termos culturais, visto que abriga uma diversidade cultural representada por distintos grupos humanos que se utilizam destes recursos para a manutenção de suas práticas. A etnobotânica estuda a relação existente entre estes distintos grupos humanos e as plantas. Esta Ciência é importante para a conservação, pois pode promover discussões que auxiliem as pessoas a se tornarem cada vez mais conscientes quanto ao cuidado com os recursos naturais relevância da caatinga, se discute que este domínio vem passando por um processo de deterioração ambiental muito intenso, devido ao uso insustentável de seus recursos naturais. Assumindo a perspectiva da etnobotânica para a realização de prática de ensino voltada à conservação florística, o presente objetivou registrar o conhecimento que alunos de turmas do ensino médio da Escola Estadual Orlando Venâncio dos Santos, Cuité, Paraíba, possuíam acerca de espécies medicinais da caatinga. As atividades foram desenvolvidas no ambiente escolar, com 47 estudantes de duas turmas de 2º. ano noturno. Foram realizadas aulas teóricas, entrevistas semiestruturadas, preparação de exsicatas e confecção de gráfico histórico. As aulas teóricas aconteceram de forma expositiva dialogada com a utilização de projetor de slides e troca de informações entre professor e alunos referente aos conhecimentos deles em relação as plantas medicinais. As entrevistas foram realizadas com a aplicação de questionário com perguntas abertas e fechadas. A preparação das exsicatas aconteceu no laboratório de Biologia da escola, tendo sido utilizados alguns materiais como: prensa, fita adesiva para colar etiquetas botânicas, uma amostra de exsicata e amostras de plantas. Para a confecção do gráfico histórico os alunos foram divididos em grupos e os materiais utilizados incluíram: cartolinas, cola branca e figuras de plantas citadas. As espécies foram identificadas e categorizadas em nativas e exóticas com base na literatura especializada. As informações sobre a importância das plantas medicinais foram analisadas através da construção do discurso do sujeito coletivo. Em todas as fases da pesquisa os alunos se mostraram atentos, participativos e entusiasmados. Dentre os alunos, 46% (n=21) afirmou conhecer plantas medicinais da caatinga. Foram citados 20 recursos vegetais, sendo 19 espécies, englobadas em 14 famílias, e uma planta não identificada. As famílias mais representativas foram Fabaceae e Lamiaceae (14%, n = 3 espécies cada). Dentre o elenco de espécies citadas, 26% (n = 5) são nativas do Brasil. Em relação à importância das plantas medicinais, as ideias centrais que se destacaram foram “subsistência” e “medicina popular”. Segundo a percepção dos estudantes, pode-se notar a diminuição da população de algumas espécies na vegetação local. Constatou-se que a aplicação de metodologias participativas por parte do professor foi uma ótima alternativa para a inserção do ensino da etnobotânica no ensino médio, a qual deverá ser prática constante nas escolas, funcionando como facilitadora do ensino-aprendizagem. Neste sentido, a promoção da etnobotânica como prática de ensino pode vir a gerar uma educação sensível aos conhecimentos populares dos alunos, sendo estes refletidos à luz dos conceitos científicos. Assim, a divulgação da etnobotânica se faz necessária para a maior compreensão da importância do domínio caatinga e de suas espécies vegetais medicinais. Por fim, salienta-se a necessidade de uma abordagem mais aprofundada e continuada sobre o tema em sala de aula, tendo em vista que temas geradores que envolvem a relação pessoas-natureza instiga o interesse e a curiosidade dos educandos, facilitando assim, a compreensão dos mesmos em relação ao conteúdo.
Abstract: Caatinga, the only domain whose boundaries are entirely restricted to the Brazilian territory, has important vegetation in cultural terms, since it shelters a cultural diversity represented by different human groups that use these resources to maintain their practices. Ethnobotany studies the relationship between these distinct human groups and plants. This Science is important for conservation, as it can foster discussions that help people aware of the natural resources and the importance of the importance of the caatinga, it is argued that this domain undergoes a process of deterioration due to the unsustainable use of its natural resources. Assuming the ethnobotanical perspective for the practice of teaching focused on floristic conservation, the present the objective was to record the knowledge that students of high school classes at the Orlando Venâncio dos Santos State School, Cuité, Paraíba, possessed about medicinal species of the caatinga. The activities were developed in the school environment, with 47 students from two classes of 2º nd year. Theoretical classes, semi structured interviews, preparation of exsicatas and preparation of historical charts were carried out. Theoretical classes took place in an expositive dialogue with the use of projector of sleides and exchange of information between teacher and students regarding their knowledge regarding medicinal plants. The interviews were carried out with the application of a questionnaire with open the preparation of the exsicatas took place in the Biology laboratory of the school, and some materials were used: press, adhesive tape to past botanical labels, a sample of exsicata and samples of plantas. Para the construction of the historical chart the students were divided into groups and the materials used included: cardolines, white glue and plant specimens cited. Species were identified and categorized into native and exotic species based on specialized literature. Information on the importance of medicinal plants construction of the discourse of the colletive subject. In all phases of the research the students were attentive, participative and enthusiastic. Among the students, 46% (n=21) said they knew medicinal plants of the caatinga. Twenty plant resources were cited, of which 19 species were included in 14 families, and an unidentified plant. The most representative families were Fabaceae and Lamiaceae (14%, n=3 species each). Among the listed species, 26% (n=5) are native to Brazil. In relation to the importance of medicinal plants, the central ideas that were “subsistence” and “folk medicine”. According to the students’ perception, one can notice the population decrease of some species in the local vegetation. It was verified that the application of participative methodologies by the teacher was good alternative for the insertion of the teaching of ethnobotany in high school, which should be constant practice in schools, functioning as a facilitator of teaching-learning. In this sense, the promotion of ethnobotany as a teaching practice can generate education sensitive to popular knowledge of students, and these are reflected in the light of scientific concepts. Thus, the dissemination of ethnobotany is necessary for a greater understanding of the importance of the caatinga domain and its medicinal plant species. Finally, the need for a more in-depth and continued on the theme of the class, considering that generative themes involving the relationship between people and nature instigates the interest and curiosity of learners, thus facilitating their understanding of content.
???metadata.dc.description.resumen???: Caatinga, el único dominio cuyos límites están completamente restringidos al territorio brasileño, tiene una vegetación relevante en términos culturales, ya que alberga una diversidad cultural representada por diferentes grupos humanos que utilizan estos recursos para mantener sus prácticas. La etnobotánica estudia la relación entre estos diferentes grupos humanos y las plantas. Esta Ciencia es importante para la conservación, ya que puede promover discusiones que ayuden a las personas a ser cada vez más conscientes del cuidado con los recursos naturales debido al uso insostenible de sus recursos naturales. Asumiendo la perspectiva de la etnobotánica para realizar una práctica docente enfocada en la conservación florística, este estudio tuvo como objetivo registrar el conocimiento que los alumnos de la enseñanza media de la Escuela Estadual Orlando Venâncio dos Santos, Cuité, Paraíba, tenían sobre las especies medicinales de la caatinga. Las actividades se desarrollaron en el ámbito escolar, con 47 alumnos de dos clases de 2° grado. año de la noche. Se realizaron clases teóricas, entrevistas semiestructuradas, elaboración de exámenes y elaboración de un gráfico histórico. Las clases teóricas se desarrollaron de manera expositiva dialogada con el uso de un proyector de diapositivas e intercambio de información entre docente y alumnos respecto a sus conocimientos en relación a las plantas medicinales. Las entrevistas se realizaron con la aplicación de un cuestionario con preguntas abiertas y cerradas. La preparación de los desecados se llevó a cabo en el laboratorio de Biología de la escuela, utilizando algunos materiales como: prensa, cinta adhesiva para pegar etiquetas botánicas, muestra de desecado y muestras de plantas. Para la elaboración del gráfico histórico, los estudiantes se dividieron en grupos y los materiales utilizados fueron: cartulina, cola blanca y figuras de las plantas mencionadas. Las especies fueron identificadas y categorizadas en nativas y exóticas con base en la literatura especializada. Se analizó información sobre la importancia de las plantas medicinales a través de la construcción del discurso del sujeto colectivo. En todas las etapas de la investigación, los estudiantes se mostraron atentos, participativos y entusiastas. Entre los estudiantes, el 46% (n=21) afirmó conocer las plantas medicinales de la caatinga. Se citaron 20 recursos vegetales, de los cuales 19 fueron especies, englobados en 14 familias y una planta no identificada. Las familias más representativas fueron Fabaceae y Lamiaceae (14%, n = 3 especies cada una). Entre la lista de especies mencionadas, el 26% (n = 5) son nativas de Brasil. En cuanto a la importancia de las plantas medicinales, las principales ideas que se destacaron fueron “subsistencia” y “medicina popular”. Según la percepción de los estudiantes, es posible notar una disminución en la población de algunas especies en la vegetación local. Se encontró que la aplicación de metodologías participativas por parte del docente fue una gran alternativa para la inserción de la enseñanza de la etnobotánica en el bachillerato, la cual debe ser una práctica constante en las escuelas, funcionando como un facilitador de enseñanza-aprendizaje. En este sentido, la promoción de la etnobotánica como práctica docente puede generar una educación sensible al saber popular de los estudiantes, que se refleje a la luz de conceptos científicos. Por lo tanto, la difusión de la etnobotánica es necesaria para una mejor comprensión de la importancia del dominio Caatinga y sus especies de plantas medicinales. Finalmente, se destaca la necesidad de un abordaje más profundo y continuo del tema en el aula, considerando que generar temas que involucren la relación personas-naturaleza suscitan el interés y la curiosidad de los estudiantes, facilitando así su comprensión en relación a el contenido.
Keywords: Conservação
Domínio caatinga
Etnobotânica
Conservation
Domain Caatinga
Ethnobotany
Conservación
???metadata.dc.subject.cnpq???: Conservação da Natureza
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6537
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