Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6541
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, C. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8694170405660495pt_BR
dc.contributor.advisor1DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
dc.contributor.advisor1IDDI LORENZO, I. D. N.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8568846210132439pt_BR
dc.contributor.advisor-co1LIMA JUNIOR, Geraldo Venceslau de.
dc.contributor.advisor-co1IDLIMA JUNIOR, G. V.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4152548215829851pt_BR
dc.contributor.referee1FERREIRA, Maria Geane de Lima.
dc.contributor.referee2ALMEIDA, David Luiz Rodrigues de.
dc.description.resumoLevando em consideração as discussões acerca da inclusão de alunos surdos em um ambiente escolar, elevando assim o interesse em saber como de fato acontece este tipo de inclusão na escola. Visto que no âmbito político, propostas passaram a ser criadas a fim de garantir essa educação inclusiva de alunos que são surdos. Na prática de fato será que existe ou não existe essa educação inclusiva nas escolas de ensino regular? Cabendo assim analisar se de fato as escolas como os seus docentes estão preparadas para uma educação inclusiva, tendo como objetivo caracterizar como acontece a aprendizagem geográfica dos alunos surdos e a sua inserção no ensino regular, esta pesquisa teve em seu propósito a análise de artigos científicos que trabalhem com o ensino de Geografia para discentes com surdez, consequentemente houve a aplicação de um roteiro de questões com um aluno surdo matriculado no 1º ano do Ensino Médio Técnico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) – Campus Cajazeiras, na cidade de Cajazeiras - Paraíba, tendo também como partes integrantes dessa pesquisa intérprete, professor de Geografia e pedagoga, no período de novembro de 2017 a janeiro de 2018. Na perspectiva, de como se dá o fato da inclusão do aluno surdo num ambiente escolar, se eles estão realmente integrados aquele convívio e atendendo as suas necessidades, tal constatação segue em refletir sobre as propostas educacionais e as práticas de ensino na educação inclusiva que na realidade quase que são ignoradas e não se vem cumprindo os direitos ao atendimento a pessoas com necessidades especiais no ensino regular.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titleEducação inclusiva: ensino e aprendizagem de geografia para alunos surdos.pt_BR
dc.date.issued2018
dc.description.abstractTaking into account the discussions about the inclusion of deaf students in a school environment, thus raising interest in knowing how this type of inclusion in school actually occurs. Whereas, in the political sphere, proposals have been created in order to guarantee this inclusive education of students who are deaf. In fact, is it true that there is or is not such inclusive education in regular schools? In order to analyze whether in fact the schools as their teachers are prepared for an inclusive education, with the objective of characterizing how the geographical learning of deaf students happens and their insertion in regular education, this research had in its purpose the analysis of scientific articles that work with the teaching of Geography for students with deafness, consequently there was the application of a script of questions with a deaf student enrolled in the first year of Technical High School at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Paraíba (IFPB) - Campus Cajazeiras, in the city of Cajazeiras - Paraíba, also having as integral parts of this research interpreter, professor of Geography and pedagogue, from November 2017 to January 2018. From the perspective of how the fact of the inclusion of the deaf student in an environment school, if they are really integrated into that society and meeting their needs, this to reflect on educational proposals and teaching practices in inclusive education that in reality are almost ignored and the rights to care for people with special needs in regular education are not being fulfilled.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6541
dc.date.accessioned2019-09-02T16:22:39Z
dc.date.available2019-09-02
dc.date.available2019-09-02T16:22:39Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectGeography Teachingpt_BR
dc.subjectDeafpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Charlene Gomes dos.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeInclusive education: teaching and learning geography for deaf students.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Charlene Gomes dos. Educação inclusiva: ensino e aprendizagem de geografia para alunos surdos. 2018. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CHARLENE GOMES DOS SANTOS . TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2018.pdfCharlene Gomes dos Santos. TCC. Licenciatura em Geografia. 2018.333.19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.