Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6542
Title: A atuação do coordenador pedagógico: do desafio das atividades diárias.
Other Titles: The role of the pedagogical coordinator: from the challenge of daily activities.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Leoneide Ferreira dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LOPES, Wiama Freitas de Jesus.
???metadata.dc.contributor.referee1???: COELHO, Raimunda de Fátima Neves.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, Débia Suênia da Silva.
Keywords: Coordenador pedagógico;Trabalho docente;Escola pública;Pedagogical Coordinator;Teaching work;Public school
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Leoneide Ferreira dos. A atuação do coordenador pedagógico: do desafio das atividades diárias. 2014. 58f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: Essa pesquisa teve por finalidade e por objetivo de analisar a atuação do coordenador pedagógico na mediação e consolidação do trabalho docente, assim como o levantamento dos principais fundamentos do trabalho do coordenador pedagógico, também refletindo a atuação do seu trabalho. A metodologia utilizada foi desenvolvida numa perspectiva exploratória e descritiva realizada com três docentes, três coordenadores e dois gestores das escolas públicas. Foi realizado entrevistas semiestruturadas e segundo a natureza dos dados a pesquisa foi quantitativa. Um dos principais achados da pesquisa foi sobre relevância da coordenação pedagógica que se mostra cada vez mais presente para a ampliação e estruturação do trabalho docente e a pertinência no seu desenvolvimento e também mostrou que na ausência da atuação do coordenador pedagógico todas as estruturas dos docentes não funcionam coletivamente, pois todos trabalham individualmente quando o coordenador não media esse trabalho. Percebe-se que há uma grande vontade por parte dos profissionais em acertar.
Abstract: This research had the purpose and objective of analyzing the performance of the pedagogical coordinator in mediation and consolidation of teaching, as well as a survey of the main foundations of the work of the pedagogical coordinator, also reflecting the performance of their work. The methodology was developed in an exploratory and descriptive perspective conducted with three teachers, three engineers and two managers of public schools. Semi-structured interviews were conducted and according to the nature of the survey data was quantitative. One of the main findings of the research was on pedagogical relevance of coordination which appears increasingly present for the expansion and structuring of teaching and the relevance in their development and also showed that in the absence of the role of pedagogical coordinator all structures of teachers not work collectively because all work individually when the coordinator does not mediate this work. It is noticed that there is a great willingness on the part of professionals hit.
Keywords: Coordenador pedagógico
Trabalho docente
Escola pública
Pedagogical Coordinator
Teaching work
Public school
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6542
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LEONEIDE FERREIRA DOS SANTOS. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2014.pdfLeoneide Ferreira dos Santos. Monografia Pedagogia. CFP 2014.343.95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.