Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6548
Title: O trabalho do docente da educação infantil e os efeitos sobre sua saúde.
Other Titles: The work of the preschool teacher and the effects on his health.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Luciana Bento da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOARES, Luisa de Marillac Ramos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: DANTAS , Nozângela Maria Rolim.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FEITOSA , José Rômulo.
Keywords: Formação docente - educação infantil;Professores da pré-escola;Educação pré-escolar;Saúde do docente;Teacher education - early childhood education;Preschool Teachers;Preschool education;Teacher's Health
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Silva, Luciana Bento da. O trabalho do docente da educação infantil e os efeitos sobre sua saúde. 2014. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: O trabalho educacional exige muito do docente e isso provoca certo desconforto no indivíduo que atua nesta área, haja vista que grande parte das professoras desempenha atividades em mais de uma instituição escolar. Tendo em vista as constantes demandas administrativas municipais para esta categoria, aumentando mais sua responsabilidade, assim sendo, faz se pertinente uma reflexão acerca da situação em que atua esse profissional. Neste sentido, procuramos investigar se estas professor as se afastam das atividades desenvolvidas nas Creches por motivo da saúde e quais são as atitudes da Secretaria da Ed ucação da cidade de Cajazeiras PB frente a tal afastamento, também analisar a relação entre as condições de trabalho do docente e os efe itos sobre sua saúde, caracterizar como realiza essas atividades e identificar os principais desafios, ao mesmo tempo saber como eles se adaptam e lidam com as novas tendências educacionais e suas respectivas demandas. Tem se como aporte, os teóricos Tardi f (2009), Libâneo (2007), Codo (1999), Freire (1996), Nóvoa (1995), RCNEI (BRASIL, 1998), Soares (2008), Bauer (2010), Schwalm (2012) que discorrem acerca da temática em questão e que contribuem para auxiliar na compreensão. A pesquisa ocorreu entre os mes es de outubro a novembro de 2013, sendo entrev istadas 21 docentes das quatro C reches mun icipais . Para alcançar mos os objetivos propostos fundamentamos teoricamente, utilizamos o questionário e a entrevista semiestruturada. Os resultados aponta ra m a necessi dade de projetos que atendam ao cuidado com estes profissionais, já que alguns demonstraram que se afastaram das atividades por motivo de doença, e outros se mostra m insatisfeitos e incompreendida s na sua prática pedagógica.
Abstract: Teaching requires a great deal of the teacher and causes discomfort because many teachers work in more than one school. In addition, the requirements increase over their responsibility. So it is important to reflect on the reality of these professionals . Therefore, we investigated if the teachers have been absent from their work in day care institutions because of health problems and what are the attitudes of the Secretary of E ducation of the city of Cajazeiras/PB regarding this. We also analyze the relationship between teacher's working conditions and the effects of these conditions on their health. We describe how they perform their activities and identify the main challenges of the category. We also investigated how teachers adapt to new educational trends and their respective demands. To conduct this research, we used studies of Tardif (2009), Libâneo (2007), Codo (1999), Freire (1996), Nóvoa (1995), RCNEI BRAZIL , 1998), Soares (2008), Bauer (2 010) and Schwalm (2012), which study the subject in question and help us understanding it. The survey was conducted between the months of October and November 2013. There were interviewed 21 teachers who work in f our municipal . The research techniques used were the questionnaire and the semi structured interview. The results showed the necessity for formulation of projects that pay attention to the needs of these professionals , since some of them affirmed they have been absent from work due to illness and o thers said feel dissatisfied and misunderstood in their teaching practice
Keywords: Formação docente - educação infantil
Professores da pré-escola
Educação pré-escolar
Saúde do docente
Teacher education - early childhood education
Preschool Teachers
Preschool education
Teacher's Health
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6548
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCIANA BENTO DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2014.pdfLuciana Bento da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2014. 233.28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.