Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6549
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUSA, L. N. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9208532385167137pt_BR
dc.contributor.advisor2ROLIM, Nozângela Maria.-
dc.contributor.advisor2IDDANTAS, Nozângela Maria Rolim.pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3332721010337685pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Edinaura Almeida de.-
dc.contributor.referee2PEREIRA, Zildene Francisca.-
dc.description.resumoA inclusão tem, muitas vezes, o seu olhar voltado para a escola de ensino fundamental e médio. Aos poucos observamos que essa discussão está chegando ao ensino superior ou às universidades. Esse fato acontece porque às pessoas com deficiência estão conseguindo romper algumas barreiras de acesso na primeira e segunda etapa de escolarização. No entanto, no desenvolvimento desse trabalho observamos que à entrada e permanência no ensino superior ainda é mais um dos desafios impostos à pessoa com deficiência. Mesmo tendo toda uma legislação que ampare e garanta o direito à educação, o deficiente, mais especificamente o visual, enfrenta as barreiras atitudinais, arquitetônicas e comunicacionais. Partindo dessas questões, o presente trabalho buscou desenvolver um estudo com um deficiente visual, estudante de uma universidade, a fim de verificar como está sendo a inclusão e o seu processo de aprendizagem no ensino superior no alto sertão paraibano. Usou-se para tanto uma entrevista semiestruturada, contendo questões sobre acessibilidade, recursos materiais e humanos, entre outros. Como resultados da pesquisa, observou-se, entre outras coisas, a falta de acessibilidade física e material; falta de recursos humanos e formação para os professores para acompanhar o aluno em suas necessidades específicas decorrentes da deficiência visual.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleInclusão de deficientes visuais no ensino superior: um caminho ainda escuro.pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.description.abstractThe inclusion has often returned to his elementary school and middle school look. Gradually we see that this discussion is coming to higher education or universities. This fact happens because people with disabilities are managing to break some barriers to access in the first and second stage of schooling. However, the development of this work we observed that the entry and stay in higher education is still one of the more challenges to people with disabilities. Even having a law that encompasses all and ensure the right to education, the poor, specifically the visual faces attitudinal, architectural and communication barriers. From these questions, the present study aimed to develop a study with a visually impaired student at a university in order to verify as being the inclusion and the process of learning in higher education in high Paraiba backwoods. It used for both a semi-structured interview, containing questions about accessibility, material and human resources, among others. As the survey results, it was observed, among other things, lack of physical accessibility and materials; lack of human resources and training for teachers to accompany students on their specific needs arising from visual impairment.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6549-
dc.date.accessioned2019-09-02T17:18:21Z-
dc.date.available2019-09-02-
dc.date.available2019-09-02T17:18:21Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectVisual impairmentpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Luiza Nayara Pereira de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeInclusion of the visually impaired in higher education: a still dark path.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Luzia Nayara Pereira de. Inclusão de deficientes visuais no ensino superior: um caminho ainda escuro. 2014. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUZIA NAYARA PEREIRA DE SOUSA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2014.pdfLuzia Nayara Pereira de Sousa. Monografia Pedagogia. CFP 2014.285.3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.